Desempenho do frango (vivo e abatido) na 42ª semana de 2021, quarta de outubro

Publicado em 25/10/2021 09:00

Na quarta semana de outubro, 42ª de 2021, o frango abatido registrou comportamento absolutamente similar ao observado no mesmo período da maioria dos meses anteriores, ou seja, voltou a perder preço mal iniciada a segunda quinzena.

Mas houve mudanças. E, neste caso, o que mudou em relação a meses anteriores foi a velocidade da perda de preço, bem mais sensível no corrente mês. Tanto que a semana foi encerrada (sexta-feira, 22) com um valor cerca de 5% inferior ao do fechamento da semana anterior. Pior é que o preço registrado no encerramento da semana já ficou aquém do valor de abertura do mês, puxando ainda mais para baixo a média do mês.

Em outras palavras, se até recentemente se projetava que a remuneração média de outubro corrente seria inferior à de setembro passado, agora fica claro que o mês tende a ser completado com o menor preço dos últimos três meses, ou seja, acima ainda do que foi registrado de janeiro a julho, mas abaixo dos valores alcançados no bimestre agosto/setembro, até aqui os melhores do ano.

De certa forma, o retrocesso de setembro para outubro não deveria surpreender, pois, historicamente, os preços do período são inferiores aos do mês anterior, só apresentando reversão no bimestre final do ano (na média dos últimos 21 anos – entre 2000 e 2020 – o preço de outubro foi quase 1,5% menor que o de setembro). Mas, desta vez, há fatos novos que podem inviabilizar até mesmo a natural e aguardada reversão em novembro e dezembro.

Como não se observava há meses, essa situação vem afetando, e muito, o mercado de aves vivas. Firme até recentemente, nas duas últimas semanas vem se apresentando calmo. E embora sua cotação permaneça inalterada há mais de 14 semanas (101 dias corridos completados no último sábado, 23), negócios a preços inferiores vêm sendo realizados. O risco – a permanecer a situação atual – é a cotação presente, mesmo permanecendo inalterada até o final de 2021, se tornar apenas um referencial, como ocorreu em boa parte de 2019 e 2020.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Avisite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário