Ovos: custo de produção atingiu aumento acelerado no segundo semestre do ano passado
Como o setor de postura comercial segue sem ter um custo de produção por um órgão oficial como o existente para frangos e ovos através da Embrapa Suínos e Aves, alguns levantamentos esporádicos são realizados e permitem fazer um acompanhamento mais próximo das perdas e ganhos dos produtores de ovos.
Dados colhidos no mercado em relação ao ano passado apontam para as dificuldades enfrentadas pelo setor. No primeiro semestre, os dados indicam que os produtores conseguiram bom retorno com valores recebidos bem acima do custo de produção, mesmo começando o ano com leve perda. Entretanto, com o aumento expressivo das matérias-primas, milho e farelo de soja a partir do segundo semestre, o custo atingiu crescimento acelerado e os preços de venda não conseguiram acompanhar. Com isso, os preços seguiram onerosos em todo o período.
De toda forma, considerando o preço médio do custo de produção e preço de venda, o produtor ainda obteve leve ganho de 2,4% em relação ao custo de produção. Neste ano, com o aumento ainda mais incisivo do milho, mesmo conseguindo melhorar as bases de comercialização, as indicações são de que os produtores seguem absorvendo grandes prejuízos.
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina