EUA obtêm segundo melhor semestre da história na exportação de carne de frango
Dados de Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) apontam que em junho passado a avicultura norte-americana exportou perto de 295 mil toneladas de carne de frango, volume 17,82% superior ao registrado um ano antes.
O índice de expansão é expressivo. Vale notar, porém, que a base de comparação é baixa, pois, no ano passado, nesse mesmo mês e por conta dos problemas ocasionados pela pandemia, os embarques dos EUA registraram o menor volume em mais de dois anos.
De toda forma, o primeiro semestre de 2021 foi encerrado com um volume cerca de 6% superior ao de idêntico período de 2020, alcançando volume – 1,724 milhão de toneladas – que correspondeu ao segundo melhor desempenho semestral da história das exportações de carne de frango dos EUA. Ou seja: volume superior ao do primeiro semestre de 2021 só o registrado no segundo semestre de 2011 – perto de 1,750 milhão de toneladas.
Ressalve-se, aqui, que o USDA não inclui, nessas exportações, os embarques de pés/patas de frango, amplamente exportados para a China desde o ano passado. Se isso for considerado, o volume acumulado nos seis primeiros meses de 2021 terá correspondido ao melhor resultado norte-americano de todos os tempos.
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
Preços dos suínos sobem em véspera de feriado com demanda firme e estoques reduzidos
Com sazonalidade e feriados, cotação do frango no atacado paulista registra avanço de 9,4% na primeira quinze de novembro/24
Volume exportado de carne suína alcança 59,4 mil toneladas até a terceira semana de novembro/24