Ovos: primeira quinzena apresenta o terceiro melhor preço médio do ano
A primeira quinzena de julho vai caminhando para o seu final e o ambiente de negócios permanece apresentando equilíbrio entre oferta e demanda. Com isso, é grande a possibilidade dos preços de comercialização da caixa de ovos brancos se manterem nas mesmas bases praticadas desde o último dia 5 de julho.
O acompanhamento do preço médio quinzenal no decorrer do ano aponta que o valor médio alcançado na primeira quinzena de julho é o terceiro mais elevado do ano, se colocando abaixo apenas dos recebidos na segunda quinzena de fevereiro e primeira de março.
Embora a segunda quinzena seja marcada historicamente por preços abaixo dos recebidos na primeira quinzena devido a perda na capacidade aquisitiva do consumidor, no primeiro semestre em 4 oportunidades, cerca de dois terços do período, a segunda quinzena apresentou valor superior ao da primeira quinzena.
Como o alojamento de matrizes em produção segue em declínio trazendo maior ajustamento entre disponibilidade e demanda, o produtor de ovos deve ser menos pressionado que em outros momentos.
Mesmo assim, não fica descartado a possibilidade de os Produtores tentarem melhorar as condições de comercialização, pois o preço atual não cobre o custo de produção. Por outro lado, com as últimas altas no preço da carne de frango pode haver uma migração da população de baixa renda para o consumo de ovos, beneficiando o setor de postura comercial.
0 comentário

Coreia do Sul passa a embargar apenas carne de frango do RS, diz ministro

Preço do ovo recua 7,2% no atacado em Porto Alegre após gripe aviária, aponta Cepea

Gripe Aviária: MAPA informa mais três suspensões à carne de frango do Brasil

Movimento do mercado dos suínos perde força e pressiona os preços para baixo nesta 6ª feira

Cotações do frango recuam até 6,2% nesta semana com gripe aviária e entrada da segunda quinzena do mês

Descartada suspeita de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em Santa Catarina