Ovo x Milho: poder de compra do avicultor apresentou recuperação em junho
Em junho o preço médio recebido pelo produtor na comercialização da caixa de ovos brancos apresentou valorização mensal de 7,4%, enquanto na comparação com o mesmo período do ano passado o índice positivo chegou a expressivos 41,6%.
A saca de milho, por sua vez, apontou desvalorização de 8,1% na comparação mensal enquanto em doze meses apresentou aumento extraordinário de 92%.
Com a valorização mensal na caixa de ovos e queda no valor de aquisição da saca de milho, houve recuperação no poder de compra do avicultor em relação à matéria-prima.
Enquanto em maio foram necessárias 17,6 caixas de ovos para adquirir uma tonelada do grão, em junho essa quantidade caiu para 15,1 caixas, significando melhora de quase 17% no poder de compra. Na comparação com o mesmo período do ano passado quando foram necessárias apenas 11,1 caixas para adquirir a tonelada do grão, a perda atingiu 26,3%. Ou, 36,8% em relação à média histórica de 9,5 caixas.
Por ora, os preços praticados por ambos os produtos neste início de julho apontam para uma necessidade pouco superior a 15 caixas de ovos para adquirir a tonelada de milho, significando a continuidade da perda aquisitiva do avicultor de postura comercial.
0 comentário

Mercado dos suínos registra movimentações pontuais nesta 3ª feira

Gripe Aviária: Plano de contingência no RS está em andamento para todos os elos da cadeia avícola após confirmação de caso em granja comercial em Montenegro

Com segunda quinzena do mês, mercado do frango trabalha especulado nesta 3ª feira

Influenza Aviária - Boletim Epidemiológico apresenta histórico da doença no Estado de São Paulo

Exportadores de frango do Brasil se preparam para rejeições de cargas em meio a foco de gripe aviária

Ministério da Agricultura investiga mais um caso de gripe aviária no Rio Grande do Sul