Polônia registra maior surto de gripe aviária de todos os tempos
A Polônia enfrenta atualmente 262 surtos de gripe aviária, o maior número de infecções registradas no país. O relatório do Notes from Poland explica que mais de seis milhões de aves foram abatidas para conter a propagação da doença. Embora os avicultores possam reivindicar uma indenização por suas perdas, o golpe para a indústria avícola do país, que produz 20% da carne de aves da UE, foi imenso.
Autoridades de saúde animal acreditam que os surtos se devem à alta concentração de granjas em determinados locais. O veterinário-chefe da Polônia está pedindo ao governo que atualize os regulamentos para garantir maiores medidas de biossegurança e que haja espaço suficiente entre as granjas.
“Esta é a primeira vez que enfrentamos uma crise tão grande”, disse Andrzej Danielak, da Associação Polonesa de Criadores e Produtores de Aves. “Até agora, 65 surtos era o maior número [anual] e aqui já ultrapassamos 200.”
Os preços de ovos e carne de frango na Polônia já aumentaram 65% desde novembro, e muitos economistas esperam que os aumentos de preços continuem. No entanto, pode haver algum alívio à medida que o clima fica mais quente.
0 comentário
Altas tímidas para as cotações do frango nesta terça-feira (29)
Preços no mercado de suínos seguem em trajetória de alta nesta terça-feira (29)
Exportação de carne de frango avança nofaturamento no comparativo com outubro do ano passado, mas aumenta pouco em volume
Arrecadação com exportações de carne suína em 19 dias úteis já supera em 36,98% todo o faturamento de outubro/23
Conbrasfran 2024 sedia evento sobre assuntos jurídicos tributários em tempos de reforma tributária entre outros temas relevantes
Conbrasfran 2024 debate logística, suprimentos, safras em tempos de adversidades climáticas no RS e Brasil