Polônia registra maior surto de gripe aviária de todos os tempos
A Polônia enfrenta atualmente 262 surtos de gripe aviária, o maior número de infecções registradas no país. O relatório do Notes from Poland explica que mais de seis milhões de aves foram abatidas para conter a propagação da doença. Embora os avicultores possam reivindicar uma indenização por suas perdas, o golpe para a indústria avícola do país, que produz 20% da carne de aves da UE, foi imenso.
Autoridades de saúde animal acreditam que os surtos se devem à alta concentração de granjas em determinados locais. O veterinário-chefe da Polônia está pedindo ao governo que atualize os regulamentos para garantir maiores medidas de biossegurança e que haja espaço suficiente entre as granjas.
“Esta é a primeira vez que enfrentamos uma crise tão grande”, disse Andrzej Danielak, da Associação Polonesa de Criadores e Produtores de Aves. “Até agora, 65 surtos era o maior número [anual] e aqui já ultrapassamos 200.”
Os preços de ovos e carne de frango na Polônia já aumentaram 65% desde novembro, e muitos economistas esperam que os aumentos de preços continuem. No entanto, pode haver algum alívio à medida que o clima fica mais quente.
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
Preços dos suínos sobem em véspera de feriado com demanda firme e estoques reduzidos
Com sazonalidade e feriados, cotação do frango no atacado paulista registra avanço de 9,4% na primeira quinze de novembro/24
Volume exportado de carne suína alcança 59,4 mil toneladas até a terceira semana de novembro/24