Em 2020, produção de ovos de consumo aumentou 2,66%; os destinados à incubação, 4,43%
Os resultados ontem divulgados pelo IBGE complementando os dados finais sobre a produção de ovos de galinha de 2020 mostram que no exercício passado o volume produzido aumentou perto de 3% e atingiu a marca, recorde de 3,957 bilhões de dúzias – o equivalente a, aproximadamente, 132 milhões de caixas e a 47,5 bilhões de unidades.
Desse total, perto de 3,2 bilhões de dúzias – 80,72% de toda a produção e 2,66% a mais que em 2019 - corresponderam a produto destinado ao consumo. Já os (quase) 763 milhões de dúzias restantes corresponderam a ovos de incubação, cuja produção aumentou perto de 4,5% em relação ao ano anterior.
Notar, no caso dos ovos de consumo, que em apenas dois meses do ano – outubro e novembro – o volume produzido recuou em relação aos mesmos meses de 2019. O fato, com certeza, decorre das altas temperaturas registradas naqueles meses, causadoras, inclusive, da mortalidade de poedeiras em algumas partes do País.
A ressaltar que, deste levantamento, participam apenas estabelecimentos produtores de ovos com plantel de poedeiras comerciais ou reprodutoras superior a 10 mil cabeças. Portanto, seus resultados não correspondem ao total produzido nacionalmente.
Informação mais completa a respeito será obtida quando divulgados os dados de 2020 da Produção Pecuária Municipal (PPM), também do IBGE. A PPM de 2019 apontou, para o Brasil, produção total de 4,6 bilhões de dúzias de ovos, o que sugere que os números da tabela abaixo correspondem a volume em torno de 85% da produção brasileira
0 comentário
Sexta-feira (20) de preços mistos para o mercado do frango
Preços estáveis ou em queda marcam esta sexta-feira (20) para o mercado de suínos
Gripe aviária eleva preços de ovos nos EUA a valores recordes antes do Natal
Instituto Ovos Brasil projeta 2025 com foco em campanhas estratégicas e fortalecimento do consumo de ovos
Frango/Cepea: Avicultor recupera poder de compra
Ovos/Cepea: Oferta limitada eleva preços com força