Embora auspiciosa em 2021, exportação de carne de frango inicia ano com resultados tímidos
Os últimos números da SECEX/ME, ainda preliminares, dão conta de que em janeiro passado os quatro principais itens de carne de frango exportados pelo Brasil (frango inteiro, cortes de frango, industrializados de frango e carne de frango salgada) somaram 282,8 mil toneladas e geraram receita cambial de, aproximadamente, US$424 milhões.
Tais resultados, comparados ao mesmo mês de 2020, representaram retrocesso de 10,77% no volume e de quase 19% na receita, correspondendo ao menor volume dos últimos dois anos e à menor receita cambial em mais de dois anos e meio.
Embora tímido, tal desempenho não deve ser considerado como uma tendência. É quase típico de todo início de ano (transcorridas as Festas o consumo cai e há, por exemplo, portos paralisados no Hemisfério Norte devido ao Inverno). Além disso, a demanda foi agravada pela segunda onda de Covid-19, que continuou tolhendo o turismo e voltou a obrigar muitos países a recorrerem a novo lockdown.
As perspectivas, no entanto, continuam promissoras. O mundo agora conta com vacinas de prevenção ao vírus pandêmico e isso, ainda de que forma muito lenta, deve trazer o retorno à ansiada “nova normalidade”.
E embora seja motivo de preocupação para todo o setor (e razão para cuidados adicionais), há no mundo desafios sanitários animais que, neste momento, podem favorecer as exportações brasileiras. Mais especificamente, surtos de Influenza Aviária e a continuidade dos casos de Peste Suína Africana, problemas que, ao afetarem diversos países, afetam também suas exportações.
O aumento de preço da carne de frango em janeiro no mercado internacional, mencionado pela FAO – e que beneficiou particularmente o Brasil – aponta nessa direção.
0 comentário

Agrodefesa reúne a cadeia produtiva avícola goiana para discutir a situação da gripe aviária

Tocantins descarta influenza aviária altamente patogênica em granja comercial

Mais de 30 mercados já colocaram restrições ao frango do Brasil por gripe aviária

Mais de 30 mercados já colocaram restrições a frango do Brasil por gripe aviária

Em reunião com a FPA, ministro Fávaro destaca parceria dos parlamentares para enfrentamento da gripe aviária

Mercado dos suínos registra movimentações pontuais nesta 3ª feira