Embarques de carne de frango da 1ª semana de fevereiro repetem números do início de 2021
Os embarques de carne de frango da primeira semana de fevereiro corrente foram ligeiramente superiores, mas praticamente iguais aos da mesma semana de janeiro de 2021, quando ficaram próximos de 89,5 mil toneladas.
Em termos diários, os embarques dos cinco primeiros dias úteis de fevereiro corrente giraram em torno das 17.923 toneladas/dia, volume que representa pequena redução (de 1,5%) sobre o mesmo mês do ano passado e um aumento, sem dúvida expressivo, de mais de 33% sobre janeiro último.
Porém, o mais adequado é não ir com muita sede ao pote. Porque o mês passado também foi aberto com cerca de 17,9 mil toneladas diárias, mas à medida que foi avançando o resultado inicial se diluiu e o período acabou sendo com fechado com pouco mais de 13,4 mil toneladas/dia, isto é, com uma diferença a menos de 25% em comparação aos resultados da abertura.
Em outras palavras, os primeiros resultados de fevereiro podem estar “contaminados” por restos do mês anterior. Por isso, também tendem a uma diluição à medida que o mês avança.
De toda forma, supondo-se que se mantenham nas outras três semanas de fevereiro, o total mensal pode chegar superar ligeiramente as 320 mil toneladas, resultado que irá superar em pelo menos 20% o total exportado no mês passado.
O que não deve mudar no decorrer do mês é a evolução no preço médio do produto – fato já salientado pelo FAO na semana passada ao divulgar os Target=_blank>preços das carnes no último janeiro.
Assim, o valor médio alcançado nos cinco primeiros dias de fevereiro corrente ficou próximo de US$1.500,00 por tonelada, aumentando perto de 3% em relação a janeiro. Esse é, ressalte-se, o melhor resultados dos últimos 10 meses, mas ainda se encontra mais de 4% aquém do que foi registrado em fevereiro de 2020.
0 comentário
Sexta-feira (20) de preços mistos para o mercado do frango
Preços estáveis ou em queda marcam esta sexta-feira (20) para o mercado de suínos
Gripe aviária eleva preços de ovos nos EUA a valores recordes antes do Natal
Instituto Ovos Brasil projeta 2025 com foco em campanhas estratégicas e fortalecimento do consumo de ovos
Frango/Cepea: Avicultor recupera poder de compra
Ovos/Cepea: Oferta limitada eleva preços com força