Bulgária abate mais de 160 mil patos após surto de gripe aviária
A Bulgária vai abater mais de 160.000 patos após um surto de gripe aviária em duas fazendas de patos, disseram autoridades veterinárias.
O surto ocorreu em duas fazendas do mesmo proprietário na cidade de Slaviyanovo, onde a doença foi relatada em uma fazenda com mais de 99.000 galinhas poedeiras esta semana.
A Agência de Segurança Alimentar disse que não havia ligação tecnológica entre as granjas de patos e a granja e apelou aos fazendeiros da região para manter seus rebanhos e aves de quintal dentro de casa.
“Estaremos abatendo os patos e continuaremos com o abate das galinhas”, disse Ivan Yordanov, chefe da unidade regional da Agência de Segurança Alimentar. “Isso é preocupante, são grandes perdas econômicas”, disse ele à rádio nacional BNR.
Uma série de surtos de gripe aviária foram relatados na Alemanha e em outras partes da Europa nos últimos meses, com suspeitas de aves selvagens estarem espalhando a doença.
O risco da doença para os humanos é considerado baixo, mas surtos anteriores entre aves de criação resultaram em abates extensivos para conter a disseminação.
0 comentário
Sexta-feira (20) de preços mistos para o mercado do frango
Preços estáveis ou em queda marcam esta sexta-feira (20) para o mercado de suínos
Gripe aviária eleva preços de ovos nos EUA a valores recordes antes do Natal
Instituto Ovos Brasil projeta 2025 com foco em campanhas estratégicas e fortalecimento do consumo de ovos
Frango/Cepea: Avicultor recupera poder de compra
Ovos/Cepea: Oferta limitada eleva preços com força