Conselho Internacional da Avicultura emite posição de bem-estar animal

Publicado em 16/12/2020 09:18

O Conselho Internacional de Avicultura (PC, na sigla em inglês) formalizou sua posição sobre o bem-estar animal. Este  resultado foi alcançado graças ao compromisso e colaboração dos membros do IPC ativos no Grupo de Trabalho sobre Saúde e Bem-Estar Animal e representa mais um passo importante em nível global.

A Declaração de Posição de Bem-Estar Animal do Conselho segue a Declaração de Posição e Princípios sobre Segurança Alimentar, a Declaração de Posição sobre Uso de Antimicrobianos e Princípios de Manejo Antimicrobiano e a Orientação de Melhores Práticas para reduzir a necessidade de antibióticos na produção de aves, esta última em colaboração com a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês).

A posição do IPC sobre esta questão complexa e multifatorial reconhece as cinco liberdades como um elemento dominante, a necessidade de treinar funcionários que trabalham diretamente com os animais, o desenvolvimento de sistemas de produção que melhoram o Bem-Estar Animal e a integração dos princípios do bem-estar animal na cultura do setor avícola.

Grande atenção foi dada às normas de bem-estar animal, bem como à vinculação entre a postura de Bem-Estar Animal e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que por sua vez são objeto da Declaração de São Paulo, assinada pelo IPC e pela FAO.

Com o lançamento desta declaração de Posição de Bem-Estar Animal, o IPC continua a promover a importância da saúde e bem-estar das aves como uma parte essencial da produção avícola global sustentável e uma cadeia de fornecimento proativa de aves.

O texto completo da posição pode ser encontrado (em inglês) aqui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
IPC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário