Desempenho do frango (vivo e abatido) na 42ª semana de 2020, terceira de outubro
Na semana que passou, terceira de outubro, passagem da primeira para a segunda quinzena e com quatro dias de negócios, o frango abatido apresentou o comportamento típico desse período do mês.
Em outras palavras, iniciou o habitual retrocesso de preço, fechando a semana (sexta-feira, 16) com um valor 2,8% inferior ao do fechamento da semana anterior, véspera do “feriadão” de 12 de outubro (ocasião em que atingiu o pico de preços do mês, obtendo valorização de mais de 6% na semana).
Já o frango vivo, após duas altas no primeiro decêndio do mês, permaneceu com a cotação inalterada, mas em mercado firme. A ponto de os produtores buscarem novo reajuste, mas sem sucesso, devido exatamente ao princípio de retração dos preços do abatido.
Notar, pelo gráfico abaixo, que tanto a ave viva como a abatida apresentaram na semana comportamento idêntico ao observado um ano atrás, no mesmo período. A única diferença é que em 2019 a cotação do frango abatido ficou, em média, 24% acima da alcançada pelo frango vivo e agora se encontra próxima dos 30%.
Apesar do retrocesso, na média das três primeiras semanas de outubro o frango abatido permanece registrando valor recorde, com incrementos de 6,30% e, praticamente, 40% sobre, respectivamente, o mês passado e o mesmo mês de 2019.
O frango vivo também permanece com valor recorde, mas seus ganhos são relativamente menores: de 4,41% no mês e de pouco mais de 29% em um ano.
0 comentário

Sobe para 24 o número de países que adotam restrições à importação de carne de aves do Brasil

Brasil não testa vacas para gripe aviária apesar de casos de laticínios nos EUA

Mais um caso de gripe aviária sendo investigado no Rio Grande do Sul, em Anta Gorda

A imensa maioria dos mercados no mundo reconhece a força do sistema sanitário brasileiro, diz Fávaro na CRA

Estado do RS finaliza quarta visita às áreas rurais no raio de três quilômetros do foco de gripe aviária

Em São Paulo, cotações do frango na granja e no atacado sofrem queda nesta terça-feira (26)