FAO: carnes baixam de preço, mas a de frango registra leve recuperação

Publicado em 09/10/2020 09:51

Conforme a FAO, em setembro o preço médio das quatro carnes por ela acompanhadas – bovina, suína, avícola e ovina – sofreram redução em termos mensais e anuais ou, mesmo, no ano. De 0,89% em um mês, de 9,37% em 12 meses e de 2,66% neste ano.

Desta vez, porém – e pelos menos em termos mensais – essa redução não teve a participação da carne de frango, que aumentou pouco mais de 1,5%, contra baixa de 3,72% da carne suína e uma relativa estabilidade de preço da carne bovina (aumento de 0,14%).

Mas foi só. Porque em comparação a setembro do ano passado a redução de preço sofrida pela carne de frango superou a média das quatro carnes, chegando a 13,69%. Curiosamente, a carne suína sofreu o mesmo índice de redução, enquanto a carne bovina obteve valorização de 2,75%.

A propósito, é interessante notar que um ano atrás as três carnes registravam, praticamente, a mesma paridade de preços. Pois então, comparativamente ao período-base do levantamento (2014-2016 = 100 pontos), a de frango alcançava valor equivalente a quase 98 pontos, enquanto as carnes suína e bovina superavam ligeiramente os 100 pontos.

De lá para cá, após breves altas, os preços das três carnes refluíram, o pior desempenho atingindo a carne de frango. Porém, após atingir o fundo do poço em junho, nos últimos três meses o preço do produto voltou a apresentar ligeira recuperação.

Mesmo assim, os atuais preços da carne de frango (média de 83 pontos no quadrimestre junho/setembro) permanecem entre os mais baixos da corrente década, só ganhando, por margem mínima, dos 82 pontos registrados quase cinco anos atrás, no primeiro bimestre de 2016.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário