Ovo x Milho: avicultor tem o pior poder de compra desde janeiro do ano passado

Publicado em 03/09/2020 08:26

Em agosto o preço médio recebido pelo produtor de ovos na comercialização da caixa de ovos brancos sofreu perda de 2,6% no mês e obteve índice positivo de apenas 0,6% em doze meses. A saca de milho, por sua vez, obteve alta de 13,4% em relação a julho e expressivos 54,7% em relação a agosto do ano passado.

Com os expressivos aumentos alcançados na comercialização da matéria-prima utilizada na alimentação das aves e os recebidos na venda de ovos, a relação de troca entre os produtos foi significativamente desfavorável aos avicultores. É a pior relação desde janeiro do ano passado.

Em agosto os avicultores necessitaram de 14,7 caixas de ovos para adquirir a tonelada da matéria-prima, 2 caixas a mais que no mês anterior, indicando redução mensal de 14,1% no poder de compra. Em doze meses a perda no poder de compra atinge 35%, equivalendo a uma necessidade adicional de 5 caixas de ovos. Já na comparação com a média histórica de agosto dos últimos 10 anos, a perda na capacidade de aquisição de milho atinge quase 32%.

Por ora, os preços praticados por ambos os produtos neste início de setembro apontam que a relação de troca pode superar as 15 caixas por tonelada, permanecendo bem desfavorável aos produtores de ovos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
OvoSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário