Desempenho do frango (vivo e abatido) na 19ª semana de 2020
A chegada dos salários do mês mas, sobretudo, a preparação para o Dia das Mães (comemorado ontem, 10) firmou o mercado de aves vivas e abatidas. A ponto de propiciar, após mais de 30 dias de preço inalterado, breve reajuste nas cotações do frango vivo, situação que se estendeu a São Paulo e Minas Gerais.
A melhora do frango vivo foi sendo observada no decorrer da semana: a cada dia aumentava a demanda, ao mesmo tempo em que se observava a redução dos negócios com desconto. Mas o ajuste – de 10 centavos – só ocorreu no sábado (9), o que significa que as aves processadas hoje nos abatedouros paulistas e mineiros foram comercializadas por R$3,00/kg, mesmo preço registrado por curtíssimo período há pouco mais de um mês (entre 31 de março e 4 de abril).
O frango abatido acompanhou no mesmo ritmo essa valorização. Tanto que em São Paulo encerrou a semana de negócios (sexta-feira, 8) cotado por um valor médio mais de 5% superior ao registrado no fechamento da semana anterior. Mesmo assim – é impossível ignorar – completou o período alcançando, nominalmente, o mesmo valor registrado um ano atrás pelo frango vivo.
Na prática, pois, o frango abatido completou o primeiro decêndio de maio com um ganho mínimo (+0,28%) sobre a média do mês anterior, mas com perda de mais de 17% sobre a média de maio de 2019.
Já o frango vivo continua com resultado negativo tanto em relação ao mês anterior (menos 0,34%) como ao mesmo mês do ano passado (redução de 19,17% sobre maio de 2019).
Por ora, prevalece a expectativa de que a recomposição de preços prossiga à medida que o mês avança. De toda forma, ainda permanece uma indagação: o pequeno movimento de valorização observado é decorrência, já, da adequação da oferta ou efeito, apenas, da data ontem comemorada?
0 comentário
Preços no mercado do frango 'estacionam' nesta sexta-feira (29)
Suínos: predomínio de estabilidade nas cotações nesta sexta-feira (29)
Levantamento da ABCS registra recorde na suinocultura goiana
Ovos/Cepea: Cotações dos ovos brancos seguem estáveis pela 6ª semana
Frango/Cepea: Médias da carne são as maiores em dois anos
Frango: mercado termina a quinta-feira (28) registrando tímidas altas