Colômbia realiza ações de vigilância da peste suína clássica
Em conformidade com a estratégia de zonas francas e baixa prevalência de doenças animais, o Instituto Agrícola da Colômbia (ACI) realiza visitas de vigilância e monitoramento às fazendas, para evitar a presença da peste suína clássica (PSC) no Norte de Santander.
As visitas foram realizadas nas calçadas dos municípios de Los Patios, Cúcuta, Villa del Rosario e San Cayetano.
No total, 93 fazendas foram visitadas, onde 2.913 porcos foram monitorados. Além disso, a visita foi usada para explicar aos produtores os sintomas, sinais e afetações da peste suína clássica em suas fazendas e atividades econômicas.
Rito Solano, gerente da seção (e) da ACI no Norte de Santander, assegurou que o Instituto tenha implementado atividades de controle no departamento de mobilização de porcos, vigilância epidemiológica, sistemas de identificação animal, programas de vacinação e biossegurança, destinados a erradicação da doença clássica da peste suína ”.
A peste suína clássica é uma doença viral de porcos, altamente contagiosa e de grande impacto econômico. A gravidade desta doença varia com a cepa do vírus, a idade do porco e o status imunológico do rebanho. Infecções agudas, causadas por cepas de alta virulência e com alta taxa de mortalidade, podem ser diagnosticadas rapidamente.
0 comentário
Preços no mercado do frango 'estacionam' nesta sexta-feira (29)
Suínos: predomínio de estabilidade nas cotações nesta sexta-feira (29)
Levantamento da ABCS registra recorde na suinocultura goiana
Ovos/Cepea: Cotações dos ovos brancos seguem estáveis pela 6ª semana
Frango/Cepea: Médias da carne são as maiores em dois anos
Frango: mercado termina a quinta-feira (28) registrando tímidas altas