BRF deve tomar mais medidas de contenção para evitar mais casos de Covid-19; unidade em Marau-RS já teria 18
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (STIA) de Marau, Alcemir Pradegan, informou à imprensa nesta segunda-feira (27) que foram confirmados 18 casos de funcionários com coronavírus na unidade da BRF em Marau, No Rio Grande do Sul. A empresa não confirmou o número de casos, mas disse que os trabalhadores foram afastados, que a empresa está tomando os cuidados necessários e que o ritmo de produção não foi afetado.
De acordo com ele, a informação foi recebida ainda na semana passada pelo sindicato, quando também foi assinado entre a empresa e o Ministério Público do Trabalho (MPT) um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). No documento, que vale para as unidades da BRF em todo o Brasil, a empresa se compormete a tomar mais medidas para conter as contaminações por coronavírus entre funcionários.
Segundo Pradegan, entre as cinco integrantes da planta da BRF em Marau, com total de 3100 funcionários, a que concentrou os casos foi a unidade de frangos.
"Desde o início foram cerca de 18 casos, mas já teve oito ou nove funcionários que já se curaram, seguem no quadrofuncional da empresa, mas em afastamento ou férias coletivas", disse.
Além dos casos confirmados que foram afastados das funções, há mais cerca de 300 trabalhadores da unidade que estão afastados por integrarem grupo de risco. O presidente do STIA disse ainda que entre as 70 empresas que integram o sindicato de Marau, apenas a unidade da BRF registrou casos.
"A assinatura do TAC foi semana passada, e essa semana a empresa vai tomar medidas como colocar divisórias na sala de corte para distanciar ainda mais os funcionários, trocas de máscara mais frequentes, e na entrada da fábrica eles fizeram um sistema de produtros para lavar as mãos e estão medindo temperaturas na entrada da unidades".
Outras medidas que devem ser tomadas com a assinatura do TAC, segundo Pradegan, é a mudança horário dos ônibus para não haver acúmulo de pessoas, ter um comitê organizando para os trabalhadores não fiquem sentadas juntos no ônibus, refeitorio, divisórias no refeitório para não haver aproximação, cancelamento ou redução das horas de produção extra.
De acordo com o Ministério Público do Trabalho, a empresa disponibilizará testes para diagnósticos da Covid-19 nas unidades localizadas em municípios onde os exames não estão sendo feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), bem como vacinação, para todos empregados, de forma gratuita, para proteção contra os vírus Influenza A (H1N1), A (H3N2) e B com vistas a melhor identificação dos casos sintomáticos de Covid-19.
"Empregado que apresentar sintomas do coronavírus será afastado imediatamente das atividades, sendo esta prática da empresa atualmente", informou o MPT em nota.
O QUE DIZ A BRF
A assessoria de imprensa da BRF informou por meio de comunicado à imprensa que, em respeito à privacidade de seus colaboradores e familiares, divulga os casos de funcionários com testes positivos para a Covid-19 apenas para as autoridades competentes.
"Os colaboradores nesta situação foram afastados imediatamente de suas funções e estão recebendo o tratamento adequado e serão acompanhados pela área de Saúde Ocupacional da empresa até sua total recuperação".
A empresa informou também que as famílias dos funcionários contaminados estão recebendo assistência e orientações sobre os cuidados necessários.
"Vale lembrar que a operação não foi impactada e que a BRF continua imprimindo o ritmo normal em sua produção, assegurando a qualidade de seus produtos, não havendo no momento risco de desabastecimento do mercado brasileiro e internacional".
0 comentário
Levantamento da ABCS registra recorde na suinocultura goiana
Ovos/Cepea: Cotações dos ovos brancos seguem estáveis pela 6ª semana
Frango/Cepea: Médias da carne são as maiores em dois anos
Frango: mercado termina a quinta-feira (28) registrando tímidas altas
Quinta-feira (28) termina com preços estáveis ou com quedas para o mercado de suínos
Suinocultura independente: Preços dos suínos independentes mantém estabilidade nesta semana