Ovos de consumo: produção paulista chega pela 1ª primeira vez ao bilhão de dúzias
Os dados do IBGE divulgados na semana passada apontaram que em 2019 a produção brasileira de ovos de galinha superou a marca dos 3,8 bilhões de dúzias, totalizando pouco mais de 46 bilhões de unidades.
Desse total, 81% estiveram representados por ovos de consumo, distribuindo-se os restantes 19% entre ovos destinados à incubação.
Na tabela abaixo estão relacionadas, segundo o volume de produção anual, 25 Unidades Federativas apontadas pelo IBGE. Ou seja: estão ausentes Amapá e Maranhão, porquanto o levantamento efetuado só abrange estabelecimentos com, no mínimo, 10 mil poedeiras. O que significa, também, que os números divulgados não correspondem à produção total brasileira.
De toda forma, os percentuais relativos à distribuição da produção refletem bem de perto o status do setor de postura. Assim, quase um terço da produção nacional (32,25% do total) provém do Estado de São Paulo que – pela primeira vez nos levantamentos do IBGE – ultrapassou a marca do bilhão de dúzias de ovos de consumo.
Entre as 25 UFs relacionadas, apenas quatro – Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas e Distrito Federal – apresentaram redução de produção em relação a 2018. Por outro lado, chama a atenção o fato de o Rio de Janeiro ter aumentado sua produção em mais de 260%. Talvez tenha ocorrido, aqui, algum equívoco na compilação dos dados publicados.
0 comentário
Frango: mercado termina a quinta-feira (28) registrando tímidas altas
Quinta-feira (28) termina com preços estáveis ou com quedas para o mercado de suínos
Suinocultura independente: Preços dos suínos independentes mantém estabilidade nesta semana
Suínos/Cepea: Altas de preços do vivo e da carne perdem força
Mercado dos suínos apresenta estabilidade nesta 4ª feira
Frango: Preços apresentam queda de 0,67% no atacado paulista nesta 4ª feira