China incentiva empresas a criar porcos no exterior para suprir escassez de carne suína doméstica

Publicado em 16/03/2020 09:31

LOGO REUTERS

A China disse na segunda-feira (16) que está incentivando empresas a construir fazendas de suínos no exterior para suprir uma grave escassez de suínos domésticos depois que uma pior do que nunca a peste suína africana cortou quase metade de seu rebanho suíno.

A China instou as autoridades locais a apoiar empresas domésticas qualificadas a “sair” e a construir bases de criação de suínos em países onde produtos suínos são elegíveis para serem exportados de volta para a China, de acordo com uma declaração conjunta emitida pelo planejador de estado e pelo ministério da agricultura do país.

Pequim está tomando várias medidas para aumentar a produção de suínos e aumentar o suprimento de suínos, depois que a peste suína africana reduziu significativamente a produção e levou os preços da carne favorita do país a níveis altos.

O último documento oficial, do principal órgão de planejamento econômico e autoridade agrícola, destaca a preocupação de Pequim, com os altos preços da carne suína elevando a inflação ao consumidor aos níveis mais altos em anos, e uma doença sem precedentes do coronavírus interrompeu ainda mais a logística e prejudicou a produção de suínos.

"Os principais documentos do governo no passado costumavam parar no comércio, falando em comprar grãos ou carne de porco do exterior, mas nunca envolviam a criação de porcos no exterior", disse um executivo de um grande produtor de porcos.

"Mas também nunca aconteceu na história que a peste suína africana tenha criado uma lacuna de oferta tão grande", disse o executivo, que se recusou a ser identificado porque não estava autorizado a conversar com a mídia.

As fazendas de suínos devem ser construídas em países com relações comerciais bilaterais estáveis ​​com a China e livres da peste suína africana, de acordo com o principal documento do governo, emitido pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma e pelo Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais.

Pequim também instou as autoridades locais a garantir materiais de construção para novas e ampliadas explorações de suínos durante o surto de coronavírus e permitir que os agricultores construam suínos em terras desertas e instalações para tratamento de resíduos animais e esterilização em algumas terras agrícolas, de acordo com o documento.

"O estado espera elevar o suprimento de carne suína a níveis normais o mais rápido possível, com todos os tipos de medidas", disse Lei Yi, analista de Shenzhen da China Merchants Securities.

“Incentiva as importações do exterior e cria porcos no exterior também. Mas leva tempo para ser implementado, enquanto poucas empresas já tentaram (criar porco no exterior) antes ”, afirmou Lei.

Os esforços de Pequim ocorreram quando a peste suína africana continua a se espalhar no principal rebanho suíno do mundo. Três novos casos do vírus foram relatados na China na semana passada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Merie Coradi Cuiaba - MT

    É a hora do Mato Grosso!!! Temos milho e soja à vontade. Locais adequados e produtores com vontade. Médio norte de MT é o melhor local e agora dá para exportar por Miribituba.

    0