Exportação de ovos comerciais (in natura) em 2019
As vendas de ovos comerciais para o mercado externo tiveram seu pior desempenho justamente no mês de encerramento do ano passado, atingindo apenas 1,291 milhão de ovos e apontando redução de 93% sobre dezembro de 2018.
Mas a redução não foi caso isolado apenas em dezembro, em dois terços do ano as vendas externas de ovos comerciais in natura (com casca) levantadas através do sistema de Estatísticas do Comércio Exterior tiveram retração em relação ao ano anterior, as mais significativas no decorrer do segundo semestre.
No acumulado do ano foram exportados 66 milhões de ovos, equivalentes a pouco mais de 183,3 mil caixas, indicando redução de quase 44% em relação ao embarcado em 2018.
O ano foi dividido em dois semestres bem distintos: enquanto no primeiro houve incremento de 8% em relação ao mesmo período do ano anterior, no segundo, aconteceu forte redução de quase 81%.
Um dos motivos para a redução, principalmente no segundo semestre, se deve ao melhor andamento do mercado interno que permitiu aos avicultores recuperarem parte das perdas verificadas no ano anterior. De toda forma, a redução dos embarques foi imensa, mostrando que o setor de postura comercial ainda precisa de ajustes para atender aos dois mercados simultaneamente.
0 comentário
Habilitação de plantas frigoríficas para exportação de carne suína e de aves ao Peru
Suíno/Cepea: Queda do vivo e alta dos insumos reduzem poder de compra do suinocultor
Preço da carcaça suína especial tem queda de 0,44% em São Paulo
Cotação do frango registra leve queda de 0,38% no atacado paulista nesta 4ª feira
Disputa de preço pelo suíno abatido entre SP e outros Estados faz preço baixar na praça paulista
ABPA celebra habilitação de novas plantas de carne suína para o mercado do Peru