Maior província exportadora de frango da Argentina embarca, pela primeira vez, 220 t a partir de porto próprio
Cinco frigoríficos da província de Entre Ríos, na Argentina, exportaram 220 toneladas de carne de frango com destino à África do Sul e também para a China. Isso ocorreu, pela primeira vez, a partir de um porto da própria província, na cidade de Concepción de Uruguay.
Em um feito "histórico" segundo o ministro da Produção de Entre Ríos, Carlos Schepens, também foram exportadas entre quinta e sexta-feira 450 toneladas de arroz com destino ao Peru e à Nicarágua.
Schepens afirmou que a província vive uma "oportunidade única", por conta da qualidade e da quantidade de exportadores que confiaram nos portos para enviar suas mercadorias. "Hoje começamos a transitar um caminho que permitirá que outras economias regionais comecem a utilizar esse porto para enviar sua produção aos mercados internacionais".
Desta maneira, a região também pretende melhorar sua competitividade e gerar emprego. O ministro acrescentou ainda que a província "coloca toda a sua infraestrutura à disposição dos produtores".
Entre Ríos exporta 55% da carne de frango produzida no país. Pela primeira vez, isso pode ser feito a partir de um porto da própria província.
O embarque por meio da hidrovia do rio Uruguay é um projeto de 22 anos que deu certo após muitas frustrações, que agora precisa entrar em operação total e ser mantido como um porto regional de importância para a província.
O frigorífico Las Camelias, que participou da jornada de exportações, disse que "isso permite que os custos sejam mais baixos e que a Argentina seja mais competitiva". No próximo dia 16 de fevereiro, novos embarques serão feitos.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Com sazonalidade e feriados, cotação do frango no atacado paulista registra avanço de 9,4% na primeira quinze de novembro/24
Volume exportado de carne suína alcança 59,4 mil toneladas até a terceira semana de novembro/24
Média diária exportada de carne de frango tem ganho 50,1% até a 3ª semana de novembro/24
Ovos/Cepea: Vendas crescem no atacado, mas preços seguem estáveis
Mercado de frango apresenta firmeza nos preços, mas poder de compra dos avicultores cai com alta do milho
Carcaça suína especial registra alta e chega a R$ 15,10/kg; arroba CIF se mantém estável em R$ 190,00