França detecta primeiro caso de gripe aviária H5N8 em fazenda
PARIS (Reuters) - A França detectou um caso da gripe aviária H5N8, que é altamente contagiosa, em um criadouro de patos no sudoeste do país, o primeiro surto do vírus em uma fazenda do país que é o maior criador de aves da União Europeia, disse o Ministério da Agricultura francês nesta sexta-feira.
O surto veio na esteira de um caso de H5N8 confirmado entre patos selvagens no norte francês nesta semana, e é o mais recente de uma série de surtos na Europa.
O vírus matou 2 mil pássaros de um bando de 5 mil em uma fazenda da região de Tarn, e as aves remanescentes serão segregadas, uma de várias medidas preventivas, informou o ministério.
Devido ao novo caso, a França não irá conseguir recuperar seu status internacional de país livre de gripe aviária altamente patogênica, condição que almejava recuperar no dia 3 de dezembro se mais nenhum caso tivesse sido registrado após o surto entre as aves selvagens.
A França, que tem o maior bando de aves domésticas da UE, está se recuperando de uma epidemia grave de gripe aviária ocorrida no sudoeste no começo deste ano, que freou a criação de patos e gansos na região produtora de foie gras e levou parceiros comerciais a imporem restrições de importação.
Mas os padrões internacionais de saúde animal devem permitir que a França continue a exportar após o novo surto, disse o ministério, referindo-se à prática de restringir exportações de áreas afetadas específicas ao invés do país como um todo.
(Por Gus Trompiz)
0 comentário
Altas tímidas para as cotações do frango nesta terça-feira (29)
Preços no mercado de suínos seguem em trajetória de alta nesta terça-feira (29)
Exportação de carne de frango avança nofaturamento no comparativo com outubro do ano passado, mas aumenta pouco em volume
Arrecadação com exportações de carne suína em 19 dias úteis já supera em 36,98% todo o faturamento de outubro/23
Conbrasfran 2024 sedia evento sobre assuntos jurídicos tributários em tempos de reforma tributária entre outros temas relevantes
Conbrasfran 2024 debate logística, suprimentos, safras em tempos de adversidades climáticas no RS e Brasil