Frango vivo agora vale um quinto do boi em pé
Embora todos os indicadores apontem que o frango tende a avançar cada vez mais em relação ao boi (na produção, na exportação, no consumo), em termos financeiros as perspectivas não se revelam tão otimistas, pois, a cada novo exercício, o frango vivo registra fortíssima desvalorização frente ao boi em pé. Nos últimos três anos, pelo menos, tem sido assim.
É verdade que em 2013 foram registrados resultados excepcionais nos meses iniciais do ano. É que, naquela ocasião, forçada pelos altíssimos custos, a produção sofreu compulsória redução, recuperada na medida em que o ano avançava e os custos refluíam – o que voltou a derrubar os preços da ave viva. Mesmo assim, o frango encerrou o primeiro quadrimestre do ano com um valor médio correspondente a 40,3% do preço pago pelo equivalente de boi em pé.
Em 2014, no mesmo período, a média registrada caiu para 30%, mas ainda apresentou resultados melhores que os de 2012 e 2011, anos em que a média do quadrimestre ficou em, respectivamente, 26% e 28%.
Leia o conteúdo na integra no site AviSite.
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
Preços dos suínos sobem em véspera de feriado com demanda firme e estoques reduzidos
Com sazonalidade e feriados, cotação do frango no atacado paulista registra avanço de 9,4% na primeira quinze de novembro/24
Volume exportado de carne suína alcança 59,4 mil toneladas até a terceira semana de novembro/24