Ovos: Preços têm queda expressiva neste início de janeiro
A primeira semana de 2015 foi de baixa liquidez e preços em forte queda no mercado de ovos. De acordo com dados do Cepea, o ovo tipo extra, branco, colocado na Grande São Paulo, apresentou a maior desvalorização nos primeiros nove dias do mês, de 15,6%, com a média da caixa com 30 dúzias passando para R$ 45,83 nessa sexta-feira, 9. O período de férias diminui a demanda por parte das escolas (merenda) e altera o hábito de consumo da população. Além disso, as altas temperaturas inibem o consumo, ao mesmo tempo em que prejudica a produção. Mas, por enquanto, não há relatos de queda na qualidade dos ovos.
Segundo pesquisadores do Cepea, esse cenário em termos de demanda, por sua vez, não requer que os atacadistas tenham que reabastecer os estoques em larga escala. Assim, na tentativa de escoar a oferta que se acumulou nas granjas no período de festas, produtores têm dado muitos descontos para vender seus produtos. Além das sobras, em Bastos (SP) (principal região produtora do Brasil), a produção de ovos pequenos está elevada, o que acaba reforçando a pressão sobre as cotações dos produtos de tamanhos maiores (extra e jumbo).
0 comentário
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
Preços dos suínos sobem em véspera de feriado com demanda firme e estoques reduzidos
Com sazonalidade e feriados, cotação do frango no atacado paulista registra avanço de 9,4% na primeira quinze de novembro/24
Volume exportado de carne suína alcança 59,4 mil toneladas até a terceira semana de novembro/24
Média diária exportada de carne de frango tem ganho 50,1% até a 3ª semana de novembro/24