Ibrafe: Em busca de comprometimento da Índia
Durante a semana, não houve recuo nas vendas, ainda que não tenha sido a semana do meio do mês, período que normalmente não é o melhor para o mercado. As vendas seguiram de forma constante, sem nenhum pico de euforia. Gradualmente, os pequenos empacotadores de Feijão estão perdendo o receio de quedas nos preços do Feijão-preto e do Feijão-carioca. Isso reduziu a pressão sobre os vendedores, especialmente no mercado de Feijão-carioca.
Participei do 10º LAC Conclave, em Nova Delhi, uma iniciativa da Confederação das Indústrias da Índia, com o objetivo de abrir espaço para a exportação dos excedentes de Feijão do Brasil. Demonstrei como o Brasil se destaca como um fornecedor de qualidade em pulses, ganhando reconhecimento internacional. Apesar das manifestações positivas, frequentemente ouvimos: “Sim, vamos fazer”, mas a implementação é lenta.
Por isso, propus a criação de um comitê misto, com membros do setor público e privado de ambos os países, limitado a 10 integrantes, para impulsionar debates e ações concretas.
A Índia tem uma necessidade crescente por alimentos, e o Brasil tem capacidade para produzir, mas é crucial que haja uma melhor coordenação para evitar a frustração de investir na produção e, eventualmente, ver as compras reduzirem ou não se concretizarem. Embora o risco nunca seja completamente eliminado, ele pode ser minimizado.
Esse trabalho é para que você, leitor, possa produzir e comercializar com mais tranquilidade. Empreender envolve o gerenciamento constante de riscos. No entanto, o Brasil não aumentará a produção necessária se, do lado dos importadores, não houver um comprometimento claro e responsável com as direções a serem seguidas.
0 comentário

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária

Feijão/Cepea: Preços seguem com variações distintas

Ibrafe: Produtividade de 40% menor no sudoeste

Safra de grãos está estimada em 332,9 milhões de toneladas influenciada por boa produção de soja, milho e arroz

Expansão do sorgo no Brasil ainda esbarra na resistência ao plantio por parte do produtor