Ibrafe: Feijão-preto está custando entre 20% e 30% menos que o Feijão-carioca
A expectativa atual no setor feijoeiro é que a diminuição da oferta de Feijão-carioca, prevista para os próximos dias, impulsione o consumo de Feijão-preto. Atualmente, o Feijão-preto está custando entre 20% e 30% menos que o Feijão-carioca. Em situações anteriores, essa diferença de preço atraiu os consumidores, resultando em uma migração notável.
É possível que a combinação de três fatores — preço mais baixo em relação ao Feijão-carioca, exportação (mesmo que em pequena escala) e a possível intervenção do governo federal nas compras — evite uma queda ainda maior nos preços do Feijão-preto.
Com a chegada das chuvas neste final de semana no Sudoeste e em parte do Centro-Oeste, a atenção se volta para o que será possível plantar no sequeiro da segunda safra. Paralelamente, no Sudoeste do Paraná e no Oeste de Santa Catarina, surgem vídeos mostrando as condições precárias das lavouras.
A CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) já admite uma queda de 7,3% na expectativa de produção total da terceira safra em relação aos primeiros levantamentos. Essa projeção se aproxima dos nossos números, levantados junto a produtores, sementeiros, corretores e cerealistas nas regiões produtoras, que indicam cerca de 493 mil toneladas.
0 comentário

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária

Feijão/Cepea: Preços seguem com variações distintas

Ibrafe: Produtividade de 40% menor no sudoeste

Safra de grãos está estimada em 332,9 milhões de toneladas influenciada por boa produção de soja, milho e arroz

Expansão do sorgo no Brasil ainda esbarra na resistência ao plantio por parte do produtor