Emater-MG inicia distribuição de sementes de feijão no Noroeste do estado
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) iniciou nesta sexta-feira (27), a distribuição das sementes de feijão. A primeira unidade regional contemplada foi Unaí, com 2.650 pacotes de sementes do feijão tipo carioca.
A operação de distribuição será feita em parceria entre os extensionistas da Emater-MG e as prefeituras, para que sementes cheguem a tempo e em boas condições aos agricultores familiares mais carentes. Ao todo 14 municípios da região de Unaí serão beneficiados.
Os municípios atendidos são: Arinos, Brasilândia de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Chapada Gaúcha, Dom Bosco, Formoso, Guarda-Mor, João Pinheiro, Natalândia, Paracatu, Riachinho, Unaí e Uruana de Minas
“Essa ação faz parte da atuação da Emater-MG para garantir segurança alimentar e nutricional para essas famílias. Nós estamos falando de 51 mil embalagens de sementes para o consumo dessas famílias, além da geração de renda com a venda dos grãos excedentes”, salienta o diretor administrativo e financeiro da Emater-MG, Cláudio Bortolini. Segundo ele, cerca de 10 kg de sementes podem produzir 600 kg ou mais de feijão.
O plantio da segunda safra de feijão em Minas, que vai até o início de março, permite realizar a colheita em cerca de 90 dias, ou seja, em junho.
Na próxima semana, de 31 de janeiro a 4 de fevereiro, outras 12 regionais da Emater-MG receberão as sementes: Montes Claros, São Francisco, Januária, Janaúba, Salinas, Almenara, Teófilo Otoni, Governador Valadares, Ipatinga, Guanhães, Capelinha e Diamantina.
De acordo com o diretor administrativo, a expectativa é que na primeira quinzena de fevereiro, todas as 32 regionais tenham recebido todo o material. “Dessas unidades regionais, as sementes serão redistribuídas para os municípios, onde os nossos extensionistas, junto ao poder público municipal e lideranças locais, selecionarão as famílias mais necessitadas”, esclarece.
Segurança alimentar no campo
O feijão, assim como outros produtos básicos, como mandioca, milho e arroz, integram a Agenda Estratégica de Culturas da Emater-MG, por terem grande importância na alimentação e na renda das famílias rurais. A empresa atua junto aos produtores, com orientações para que obtenham uma produção cada vez mais eficiente e sustentável.
Aquisição
O material foi adquirido, em licitação, com recursos aprovados pela bancada mineira na Câmara dos Deputados, repassados para a Emater-MG por meio de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
0 comentário
Feijão encerra 2024 com grande protagonismo e ano marca o início da transformação profissional da atividade, do campo ao consumo
Feijão/Retrospectiva Cepea: 2024 é marcado pelo início da divulgação de preço pelo Cepea/CNA!
Lavoura de arroz ainda tem pequeno percentual a ser semeado no Rio Grande do Sul
Tribunal russo confisca propriedades de trading de grãos
SindArroz-SC reforça apoio ao setor arrozeiro e celebra boas perspectivas para safra 2024/25
Boletim Logístico da Conab revela desempenho das exportações de soja e milho na safra 2023/24 apontam tendências para o próximo ciclo