Feijão: Efeito manada de elefantes
Publicado em 18/05/2018 16:57
A semana foi longa para quem está no campo. Todas as notícias de quebra de safra não têm sido suficientes para alterar a tendência de queda iniciada na semana passada. Enquanto no Centro-Oeste e no Sudeste alguns produtores liquidam o estoque, no Paraná começam a armazenar. Será ainda a ressaca de 2016? Ou é a consequência do aumento desordenado do plantio de Feijão-carioca?
E o Feijão-caupi que não teve surto de preços em 2016? Ontem não havia compradores acima de R$ 40 no Norte do Mato Grosso. A primeira reação dos produtores é esperar. É o que normalmente se faz, nestas circunstâncias, uma vez que está 30-40% abaixo do preço praticado para safra passada. Mas como armazenar mais uma superprodução desordenada? Com o mercado mundial estagnado para esta cultivar, estamos caminhando para tempos difíceis agora no Caupi. Gostar do caos de hoje é diferente das incertezas que acompanhavam o mercado de Feijão anos atrás e pode ser patológico. O efeito manada, de plantar sem informação, nos faz parecer um desengonçado elefante na banheira.
Faça sua inscrição para o Fórum do Feijão e confira as novidades: https://www.forumdofeijao.com.br/inscricao/
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
IBRAFE
0 comentário
Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso