Governo do Estado da Paraíba começa distribuição de sementes para 60 mil agricultores
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), deu início nessa sexta-feira (26) à distribuição de sementes para cerca de 60 mil agricultores em 110 municípios paraibanos. Estão sendo atendidas inicialmente as regiões do Sertão, Cariri, Seridó e parte do Curimataú.
Durante todo o dia dessa sexta-feira, a entrega foi realizada no polo de armazenamento no município de São Mamede, a fim de beneficiar agricultores do Sertão. As sementes serão levadas para os escritórios da Emater de cada município, que é o órgão responsável, sob a coordenação da Sedap, para entrega das sementes aos agricultores beneficiários e aderidos ao Programa Garantia Safra. Toda a ação segue em conformidade com o calendário agrícola de plantio das culturas de milho, feijão, arroz vermelho e sorgo.
Foram adquiridas 225 toneladas de sementes certificadas, com recursos oriundos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza do Estado da Paraíba (Funcep), no valor de R$ 2,5 milhões. A entrega faz parte da primeira etapa do calendário de distribuição de sementes, edição 2018.
“A secretaria executa muitas ações. Esta é mais uma de fundamental importância, o benefício é direto nas mãos dos agricultores. Nós fizemos um esforço enorme para adquirir sementes de qualidade e com certificação para que cheguem no tempo certo de plantio, por isso estabelecemos um calendário de entrega para que os agricultores plantem e colham em tempo hábil, ou seja, aproveitando as chuvas que ocorrem por regiões. A expectativa é para que todos colham uma enorme safra de grãos”, explicou o secretário da Sedap, Rômulo Montenegro.
Da mesma expectativa compartilha o agricultor Adelson Júnior, do município de Areia de Baraúnas: “Estamos esperando um grande inverno e essa semente vai nos ajudar muito a ter de volta as sementes que perdemos após cinco anos de seca. Essa semente é excelente e precoce, pois precisa de menos tempo e menos chuva para ser colhida; é um benefício enorme, que chega no tempo certo”.
Cada agricultor beneficiário vai receber 10 quilos de milho, cinco quilos de feijão e 20 quilos de arroz vermelho. As sementes de sorgo serão distribuídas de acordo com a aptidão de plantio do produtor e da região.
Leia mais em Paraíba Online.
0 comentário
Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso