Paraná aumenta área do plantio de feijão preto em 4,5%, diz Conab
No estado do Paraná a semeadura do feijão preto está concluída e com uma área 4,5% maior em relação à safra passada, chegando aos 117 mil hectares. Essas informações foram divulgadas hoje (12) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no terceiro levantamento de safra 2017/2108. Esse aumento ocorre em detrimento da cultura do milho, uma vez que os produtores apostaram na recuperação dos preços no momento da venda.
Nas regiões noroeste e central do Rio Grande do Sul a maior parte das áreas já foram semeadas e o desenvolvimento da cultura é considerado bom. Vale citar que as temperaturas muito baixas para a época têm limitado o crescimento da cultura. A expectativa é manter a mesma área da safra passada em 31,8 mil hectares.
Em Santa Catarina 90% das lavouras dedicadas ao feijão preto já foram plantadas. As condições das lavouras variam de boa a regular devido às baixas temperaturas no período da noite, além de um volume excessivo de chuva em um curto espaço de tempo. Santa Catarina deve ter um aumento de área na casa de 7,1%, chegando a 21,3 mil hectares. Parte da área deve migrar das áreas de milho.
Em Minas Gerais, a maior parte da área já se encontra semeada com tendência de redução devido aos atrasos da chuva.
Confira um comparativo de área, produtividade e produção realizado pela CONAB do feijão preto primeira safra:
0 comentário
Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso