Técnicos da Embrapa e Emater avaliam produção de gergelim em fazenda
A fazenda Santo Antonio, em Bom Sucesso/PB, de propriedade do deputado Renato Gadelha (PSC), recebeu na última sexta-feira a visita de técnicos da Embrapa e da Emater para avaliar o andamento do cultivo de gergelim cultivado pelo deputado. Renato ofereceu um almoço aos convidados e no cardápio, iguarias preparadas com o gergelim.
A variedade cultivada é de uma espécie nova, a Anahi BRS, tolerante a doenças como a murcha-de-macrophomina, mancha-angular e cercosporiose, além de ter potencial para produzir em média 1.600 quilos por hectare.
“Esta variante não é ramificada, por isso apresenta melhor produtividade por hectare plantado. Além disso, o gergelim tem ciclo curto, é pouco exigente em água e insumos e se adapta bem às condições climáticas do Semiárido”, explica Renato Gadelha.
Pelas características da cultura, Gadelha entende que, com o devido apio, o gergelim pode ocupar o lugar que há algum tempo foi do algodão.
“Há muito buscamos um substituto para o algodão na Paraíba e vejo grande potencial no gergelim. Estamos produzindo em grande escala pela primeira vez este ano e nossa experiência poderá servir de base para outros produtores além de incentivar outras pessoas a investir na plantação do gergelim”.
Os técnicos comprovaram a qualidade da produção nas terras de Renato Gadelha e o deputado considera que o dia de campo pode ter sido o início de uma nova era para a agricultura paraibana.
Leia mais em Paraíba Online.
0 comentário
Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso