HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Inmet: Feriado deve ter chuva e queda de temperatura no Centro-Sul do Brasil

Publicado em 17/04/2025 16:26
Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo estão entre as áreas mais afetadas

Logotipo Notícias Agrícolas

Os feriados de Páscoa e de Tiradentes têm previsão de chuvas intensas em áreas de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Bahia. Além disso, a passagem de uma frente fria pelo oceano pode impactar partes da Região Sul, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As chuvas começam nesta quinta-feira (17), com maior intensidade em áreas de Minas Gerais, como o Vale do Rio Doce e o Vale do Jequitinhonha, além do litoral norte do Espírito Santo. A instabilidade se estende até o sul da Bahia, com chance pontual de volumes pontuais expressivos que podem atingir até 100 mm até sexta-feira (18).

Em áreas de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, as instabilidades devem se intensificar neste período, com chuvas que podem chegar aos 100 mm e rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h. Nesta sexta-feira, são esperadas pancadas de chuva com trovoadas no centro-sul de Mato Grosso do Sul. A tendência é de que as instabilidades diminuam no decorrer do feriado prolongado.

Em São Paulo, as chuvas mais significativas devem acontecer no oeste e centro-norte do estado na sexta-feira, persistindo no sábado (19) e de forma mais moderada no litoral, devido à passagem de um sistema frontal pelo oceano. Com isso, algumas localidades podem registrar queda de temperatura no domingo (20), e o interior do estado deve apresentar poucas nuvens na segunda-feira (21).
Uma nova frente fria começa a se deslocar pelo oceano a partir desta sexta-feira, provocando instabilidades na Região Sul. O centro-norte do Rio Grande do Sul será o primeiro a ser atingido, com o avanço do sistema previsto para sábado e domingo, atingindo também o oeste de Santa Catarina e do Paraná.

Segundo o Inmet, a previsão é de chuvas moderadas na região, mas que serão bem-vindas para restabelecer a umidade do solo, que ficou mais seco durante o período do verão no início deste ano. A partir do final de semana, a massa de ar frio deve favorecer a formação de geada fraca para áreas da Região Sul, entre sábado e segunda-feira.
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário