Saiba onde irá chover mais no Brasil nesta semana
Os primeiros dias de abril tendem a ter chuva mais abundante no Norte em pontos isolados do Sul e Sudeste. A passagem de duas frentes frias, a segunda delas com um centro de baixa pressão associado irão movimentar a dinâmica da atmosfera no Centro sul do país com maior potencial para chuva.
No Sul do Brasil a previsão é de uma semana em que instabilidade estará muito presente, notadamente sobre o Paraná. Nesse estado a tendência é de chover em todos os dias da semana. Por outro lado, no Rio Grande do Sul chove nesta segunda e no começo da terça. Após algumas horas de melhorias, a chuva retornará na quarta com a atuação da segunda frente fria. E somente na sexta o tempo firma de vez. Em Santa Catarina haverá intervalos de melhoria entre a terça e a quarta, com retorno do tempo firme no final da sexta. Os maiores volumes de chuva, entre 50 e 100 mm, irão ocorrer entre a Metade Norte do território gaúcho, meio oeste catarinense e Metade Oeste do Paraná.
Já no Sudeste os maiores volumes de chuva desta semana deverão ocorrer entre São Paulo, parte Sul de Minas Gerais, em parte do Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo. Na Metade Norte de Minas Gerais e em grande parte do Espírito Santo a expectativa é de predomínio do ar seco. Em São Paulo a instabilidade estará presente em todos os dias desta semana. A chuva deverá ocorrer preferencialmente no turno das tardes na forma de pancadas de curta duração. Entre o Rio de Janeiro, Sul de Minas e estado capixaba a expectativa é de a chuva mais significativa só ocorrer no final da semana quando uma frente fria deverá alcançar a região.
No Centro Oeste, entre Mato Grosso do Sul e interior de Mato Grosso poderá ocorrer pancadas de chuva no começo da semana, nas tardes de segunda e terça. Em Goiás e no Distrito Federal irá predominar os dias de sol e calor. Entre os dias 5 e 6 com o avanço de uma frente fria a instabilidade poderá se espalhar pela região com potencial de chuva mais ampla por toda a região, porém com distribuição muito irregular. Os maiores volumes da semana irão ocorrer no Sul de Mato Grosso do Sul e na Metade Oeste de Mato Grosso com projeção de acumulados entre 50 e 100 mm.
O Nordeste terá mais uma semana de escassez de chuva em grande parte da Bahia, Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará e grande parte do Piauí. Na faixa litorânea eventualmente ocorrem pancadas de chuva passageiras nos fins de tarde. A chuva mais expressiva da região deverá ocorrer no Norte do Piauí e do Maranhão com projeção de 50 a 75 mm.
No Norte do Brasil, onde mais irá chover comparando ao restante das áreas. O Amazonas, Acre e parte Norte/Noroeste do Pará concentrarão acumulados na faixa de 100 a 200 mm em poucos dias. Em grande parte de Rondônia, Pará e Amapá os acumulados deverão oscilar em torno de 50 a 100 mm. Na Metade Leste do Pará e em grande parte do Tocantins a previsão é de mais uma semana de chuva irregular e mal distribuída. Os volumes poderão oscilar entre 20 e 50 mm.
0 comentário

Chuvas intensas para SP e RJ; seca persiste no norte de MG e BA

Inmet alerta para chuvas intensas sobre o leste de São Paulo, sudeste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo

Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (03) para todo o Brasil

Chuvas chegam com mais intensidade em áreas pontuais do Brasil

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (02) para todo o Brasil

Temporal ainda persiste sobre o Rio Grande de Sul e deve avançar por Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro ao longo da semana