HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Onda de calor em áreas do Centro-Sul do país persiste até sábado (8)

Publicado em 05/03/2025 17:38
O Inmet emitiu avisos vermelho e laranja para parte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e Paraná, sudoeste de São Paulo e leste do Mato Grosso do Sul

Um aviso de onda de calor com severidade de perigo (laranja) foi emitido no último dia 28, sendo estabelecida hoje (5). Com isso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou esse aviso, passando para severidade de grande perigo (vermelho), abrangendo grande parte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e Paraná, sudoeste de São Paulo e leste do Mato Grosso do Sul.

Onda_de_calor_050325
Alerta vermelho para onda de calor. Fonte: Inmet

Outro aviso laranja (perigo) de onda de calor foi emitido hoje (5), incluindo áreas dos três estados da região Sul. Ambos os avisos são válidos até sábado (8). Estas condições estão sendo monitoradas para possíveis atualizações.

De acordo com os critérios da Organização Meteorológica Mundial (OMM), esta é a terceira onda de calor contabilizada pelo Inmet. Uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos. Além disso, essas condições devem abranger uma área ampla.

GIF 05-03-2025 17-21-14

Temporais

No sudeste do Mato Grosso do Sul e oeste do Paraná, são previstos temporais, conforme indicam os avisos amarelo (perigo potencial) do Inmet. Nesse período, há a possibilidade de queda de granizo nessas áreas até às 22h desta quarta-feira (5). A previsão é de chuvas de até 50 mm e ventos de até 60 km/h.

Chuvas intensas também estão previstas para o Centro-Norte do país, com dois avisos: um laranja (perigo) e o outro amarelo (perigo potencial), emitidos hoje (5) pelo Inmet e com vigência até amanhã (6). Destaca-se a faixa que vai desde o Amazonas até o Maranhão, onde os acumulados totais podem chegar a 100 mm e ventos de até 100 km/h.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Inmet

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário