Sul do Brasil deve ter novos temporais isolados hoje com transtornos
A MetSul Meteorologia adverte que novos temporais devem ser esperados no Sul do Brasil no decorrer desta quinta-feira, especialmente em horas da tarde e noite. São ocorrências pontuais e localizadas, mas capazes de causar estragos por vento forte e granizo em algumas cidades da região, ocorrendo ainda chuva forte a intensa em diferentes municípios.
Ontem, temporais isolados atingiram os três estados do Sul. As tempestades localizadas à tarde causaram alagamentos, quedas de árvores, destelhamentos, deslizamentos de terra, faltas de luz e outros danos e transtornos para a população.
Os temporais mais fortes se deram na Serra Gaúcha e em localidades do estado de Santa Catarina com danos em municípios gaúchos e catarinenses como São Marcos, Vila Flores, Campos Novos, Rio do Sul, Presidente Getúlio e Blumenau.
As mesmas condições que proporcionaram os temporais ontem permanecem atuando no Sul do Brasil hoje com a presença de ar quente e úmido de origem tropical que induz a formação de nuvens carregadas isoladas que provocam os temporais.
Dados de modelos numérico analisados pela MetSul Meteorologia apontam valores altos de água precipitável sobre o Sul do Brasil nesta quinta-feira, o que reforça a preocupação com chuva forte a intensa localizada com temporais de caráter isolado.
Água precipitável é a quantidade total de vapor d’água na atmosfera que pode se condensar e cair como precipitação se toda a coluna de ar fosse resfriada até a saturação, um indicador usado na Meteorologia para se prever precipitação.
Embora algumas áreas já tenham forte instabilidade de manhã no Rio Grande do Sul hoje, os temporais na Região Sul se darão principalmente da tarde para a noite, quando se formam nuvens de grande desenvolvimento vertical pelo aquecimento diurno que gera movimentos convectivos (ar ascendente) na atmosfera. A convecção forma nuvens do tipo Torre Cumulus (TCu) e Cumulonimbus (Cb) que causam os temporais localizados e não raro muitíssimo isolados.
Os temporais tendem a ocorrer principalmente em locais em que a temperatura está mais alta, gerando movimentos convectivos a partir do aquecimento que formam as nuvens de tempestade.
Nesta quinta-feira, as áreas com maior risco de ocorrência de temporais isolados são a Metade Norte gaúcha, em particular o Noroeste e o Norte do estado, Santa Catarina e o Paraná.
O Leste e o Nordeste de Santa Catarina e o Leste do Paraná são áreas que, de acordo com os modelos numéricos, apresentam maior potencial para tempestades no dia de hoje.
Estes temporais localizados podem despejar grande quantidade de chuva em curto intervalo, com alagamentos e inundações repentinas, e ainda são acompanhados de raios com risco de fortes a intensas rajadas de vento e queda de granizo.
Onde exatamente devem ocorrer, no caso na escala de municípios ou apenas parte de uma cidade, somente é possível prever em curtíssimo prazo por nowcasting, em que imagens de satélites, radares e sensores de descargas apontam onde se formam as nuvens mais pesadas com chuva intensa.
0 comentário

Abril começa chuvoso e traz temperaturas mais amenas ao Paraná, aponta Simepar

Mês de abril inicia com chuvas fortes no Rio Grande do Sul e em São Paulo

Inmet divulga previsão de chuvas do Modelo Cosmo para o Brasil nesta semana

Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (1) para todo o Brasil

Frente fria leva chuvas para o sul do país e estiagem persiste na fronteira entre MG e BA

Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (31) para todo o Brasil