Chuvas sobre o Nordeste devem se concentrar com maior intensidade entre Maranhão e Piauí; previsão para os demais estados é de volumes menores
Entre esta segunda-feira (03) e a terça-feira (04), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para fortes chuvas na parte oeste do Nordeste brasileiro, com maior nível de atenção para a parte norte do Maranhão, onde pode haver precipitação entre 30 e 60 milímetros/h ou 50 e 100 milímetros em um dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h.
No acumulado dos próximos sete dias, estão previstos totais de chuva acima de 70 milímetros no noroeste do Maranhão. No nordeste do estado, na divisa com Piauí, municípios daquela área poderão receber volumes em torno de 100 milímetros.
De maneira menos intensa, deve chover em praticamente todo o litoral do Nordeste durante os próximos sete dias, com volumes acumulados em torno de 20 milímetros. Demais áreas devem ter pelo menos um pouco de umidade, com exceção de uma faixa centra da Bahia, que segue até o oeste de Pernambuco e sudeste do Piauí.
A redução das chuvas deve trazer um alívio para algumas regiões produtoras do Nordeste. Conforme destacou o Cepea na última semana, precipitações preocuparam viticultores do Vale do São Francisco, entre a Bahia e o Pernambuco. Os volumes registrados principalmente na madrugada da quinta-feira 30) causaram muitos problemas, com perdas de até 30% dos parreirais.
Conforme o que mostra o mapa de precipitação acumulada do Inmet, entre o oeste da Bahia e o oeste do Pernambuco, foram contabilizados acumulados superiores a 50 milímetros, que se aproximaram de 100 milímetros em algumas áreas. Nesses locais, a previsão do Inmet é de que a precipitação acumulada em sete dias não supere os 10 milímetros.
0 comentário

Clima para o início de maio é marcado por chuvas no nordeste e pelo retorno das precipitações no RS

Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (1) para todo o Brasil

Previsão de chuvas do Inmet para maio indica volumes próximos ou abaixo da média no Brasil Central

Chuvas volumosas são previstas na Bahia, enquanto Centro-Sul passa por período de estiagem

Temperaturas caem e há risco de geada no sul do país; chuvas rumam para norte e nordeste

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (29) para todo o Brasil