HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão do Inmet mostra forte chuva sobre o sul de Minas Gerais a partir do final desta semana

Publicado em 11/12/2024 11:19
Modelo Cosmo mostra volumes acima de 100 milímetros em 24h próximo das divisas com SP e RJ

Logotipo Notícias Agrícolas

Um acumulado de chuva acima de 100 milímetros  em 24h, se aproximando de 200 milímetros em alguns municípios, está previsto para o sul de Minas Gerais, na divisa com os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, onde a forte precipitação também deve afetar algumas localidades. Os volumes mais intensos devem ser registrados a partir do próximo final de semana, entre o sábado (14) e o domingo (15), de acordo com projeção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Como mostra o modelo Cosmo do Inmet, as chuvas devem ficar volumosas a partir do sábado, entre a divisa leste de São Paulo e Minas Gerais, atingindo na maior parte o estado mineiro. Há a indicação de uma faixa com mais de 100 milímetros em 24h, e no entorno das fortes chuvas, há também precipitação acima de 70 milímetros em 24h. Para alguns pontos mais localizadas, a previsão mostra o período de 24h com pelo menos 200 milímetros acumulados.

GIF 11-12-2024 11-08-58

Nesta quarta-feira (11), as chuvas mais intensas, em torno de 20 milímetros em 24h, estão concentradas na Região Norte, áreas do Centro-Oeste e alguns pontos do Sudeste, com mais força na divisa de Rio de Janeiro e Espírito Santo, a partir de 50 milímetros em 24h. Não chove nas regiões Sul e Nordeste.

Entre a quinta-feira (12) e a sexta-feira (13) deve voltar a chover na Região Sul do Brasil, com volumes acima de 30 milímetros em 24h em diversas áreas do Rio Grande do Sul, podendo ultrapassar os 70 milímetros em 24h em municípios do oeste e centro do estado.

Essa chuva avança por praticamente todo Centro-Sul do Brasil entre a sexta-feira e o sábado, com acumulado em torno de 30 milímetros em 24h na maioria das áreas, podendo ultrapassar os 70 milímetros em algumas localidades mais pontuais, sobretudo no sul de Mato Grosso do Sul, áreas de Santa Catarina, norte do Paraná e alguns pontos de São Paulo, até atingir a maior intensidade em municípios da divisa entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Na sequência, durante o início da próxima semana, o tempo deve abrir no Centro-Sul. A precipitação deve ficar acumulada entre Minas Gerais, norte de Mato Grosso do Sul e demais áreas do Centro-Oeste e a Região Nordeste. Enquanto isso, as demais áreas não devem registrar chuvas por alguns dias.

GIF 11-12-2024 11-10-40

No acumualdo dos próximos sete dias, o Inmet mostra, além do sul de Minas Gerais com pelo menos 150 milímetros nesse período. A maior concentração de chuvas, com total a partir de 80 milímetros, podem ocorrer em pontos do Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato grosso do Sul, oeste de Minas Gerais, sudeste de Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo e em áreas mais abrangentes de Rondônia e Amazonas. Apenas a Região Nordeste deve seguir com sem chuvas, com baixos acumulados no oeste da Bahia, Piauí e Maranhão.

GIF 11-12-2024 11-13-14

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Igor Batista
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário