Mais de 50% de chance de La Niña nos próximos meses, diz OMM
GENEBRA, 11 de dezembro (Reuters) - Há mais de 50% de chance de La Niña se desenvolver nos próximos três meses, disse a Organização Meteorológica Mundial (OMM) na quarta-feira, mas se isso acontecer, será relativamente fraco e de curta duração.
O padrão La Niña envolve o resfriamento das temperaturas da superfície do oceano e pode interromper um período de altas temperaturas que devem fazer de 2024 o ano mais quente do mundo desde o início dos registros.
As previsões mostram que há uma probabilidade de 55% de uma transição para La Niña entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, disse a OMM em uma declaração enviada a jornalistas. Isso foi abaixo da previsão de 60% de possibilidade da OMM em setembro.
"Mesmo que ocorra um evento La Niña, seu impacto de resfriamento de curto prazo será insuficiente para contrabalançar o efeito de aquecimento dos gases de efeito estufa que retêm calor na atmosfera", disse a secretária-geral da OMM, Celeste Saulo.
Reportagem de Emma Farge; Edição de Mark Porter
0 comentário
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (03) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (1) e Domingo (2) para todo o Brasil
Início de fevereiro deve ser marcado por calor no Sul e pancadas de chuva no Brasil Central
Transição entre janeiro e fevereiro será marcada por tempestades no Brasil Central
Epagri disponibiliza índice de estresse térmico para evitar perdas na produção de leite decorrentes do calor extremo
Oeste Catarinense deve registrar menos chuva em fevereiro e março