HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Parte norte do Centro-Oeste e Matopiba têm previsão de chuvas abaixo da média nos próximos dias

Publicado em 10/12/2024 10:52
Mesmo com anomalia negativa, norte de MT e GO devem registrar precipitação no período

Logotipo Notícias Agrícolas

O mapa de anomalia de precipitação entre esta terça-feira (10) e a quarta-feira (18), da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), mostra chuvas abaixo da média para praticamente toda a parte centro-norte do Brasil, além de áreas da Região Sul do país. Essa previsão não é de ausência de chuvas, mas da quantidade prevista em comparação com a média histórica para o mesmo período do ano.

Previsão_Anomalia
Anomalia de precipitação entre 10 e 18 de dezembro. Fonte: NOAA

Como mostra o mapa de precipitação acumulada em milímetros da NOAA, até o próximo dia 18 as chuvas devem reduzir a intensidade sobre a maior parte do Rio Grande do Sul, onde a precipitação não deve superar 20 milímetros durante todo esse período na maioria dos municípios.

Situação semelhante é esperada para a maior parte do Matopiba, Nordeste e extremo norte do país. Os volumes não devem superar 20 milímetros entre 10 e 18 de dezembro, com áreas do Nordeste com praticamente nenhuma previsão de chuvas.

No Centro-Oeste, com os volumes abaixo da média, deve chover, porém não de forma volumosa na maior parte da região. Na metade norte de Mato Grosso e norte de Goiás, o acumulado deve ficar em torno dos 40 milímetros até a quarta-feira da semana seguinte, com variações muito acima ou abaixo desse total em poucas áreas.

Para uma faixa do Centro-Sul do Brasil, desde Mato Grosso do Sul, passando pelo sul de Goiás, centro-sul de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a previsão é de chuvas dentro da média para o atual período do ano.

Entre o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais, está prevista precipitação acumulada em torno de 90 milímetros para diversos municípios. Em outras partes dessas regiões, os volumes devem ficar em torno de 50 milímetros entre os dias 10 e 18 deste mês.

Previsão_Precipitação
Precipitação total prevista entre 10 e 18 dezembro para o Brasil. Fonte: (NOAA)

Já o programa Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra acumulados menores nos próximos dias. Para o nordeste de Mato Grosso a previsão é de chuvas entre 7 e 40 milímetros, com maiores volumes mais a noroeste, em torno de 50 milímetros, e principalmente para o sul do estado, onde pode chegar a 70 milímetros em algumas áreas mais isoladas. Condição semelhante é indicada para Goiás, com menos chuvas mais a norte e maiores acumulados no sudeste goiano.

Entre o sul de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul (especialmente a parte norte), sul de Goiás, oeste e sul de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e a divisa entre Rio de Janeiro e Espírito Santo, o Inmet indica chuvas mais fortes, a partir de 70 milímetros em algumas localidades, mas essa condição não deve ser generalizada.

O Inmet também mostra a maior parte do Nordeste sem nenhuma chuva nesse período, com alguma precipitação fraca no oeste baiano Piauí e Maranhão, com volumes em torno de 20 milímetros. No Tocantins e no Pará a chuva deve ser mais intensa, superando os 50 milímetros em alguns locais. Chuvas fracas estão previstas também para o sul do Rio Grande do Sul.

GIF 10-12-2024 10-42-12

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Igor Batista
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário