CNA debate ações do agro para mitigação e adaptação às mudanças climáticas
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (5), do Seminário Mudanças Climáticas, promovido pelo Ministério Público do Espírito Santo.
O evento reuniu experiências de instituições públicas e privadas em ações referentes às questões ambientais decorrentes de mudanças climáticas, com a presença de servidores, estudantes e pesquisadores.
A assessora técnica da Coordenação de Sustentabilidade da CNA, Amanda Roza, falou sobre as contribuições do agro brasileiro para o enfrentamento das mudanças climáticas.
Na abertura, Amanda destacou as ações de adaptação e mitigação necessárias diante dos desafios impostos pelas emissões de gases de efeito estufa.
Amanda fez uma contextualização sobre o panorama e os impactos das mudanças climáticas, destacando que o setor agropecuário é o primeiro a sentir os efeitos da variabilidade do clima.
Para ela, é preciso implementar medidas de adaptação para garantir a segurança alimentar, energética e econômica dos produtores rurais, além de ações de mitigação para a segurança climática.
Amanda também abordou a recente aprovação da lei sobre o mercado de carbono, um importante instrumento econômico de política ambiental. "A precificação adequada do carbono é fundamental para avançarmos na busca por soluções sustentáveis e no equilíbrio das emissões", explicou.
A assessora técnica da CNA também comentou sobre o balanço da 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática e as perspectivas para a COP 30, que ocorrerá em 2025 na cidade de Belém (PA), reforçando a importância de uma ação global coordenada frente aos desafios climáticos.
0 comentário

Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (16) e Domingo (17) para todo o Brasil

Temperaturas sobem e calor fora de época pode passar de 30ºC no Centro-Oeste e Sudeste

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (16) para todo o Brasil

Chuvas volumosas no litoral do Nordeste devem se estender até pelo menos terça-feira (20)

Nova frente fria passa pelo sul do país, com precipitações previstas para RS e SC

Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (15) para todo o Brasil