CNA debate ações do agro para mitigação e adaptação às mudanças climáticas
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (5), do Seminário Mudanças Climáticas, promovido pelo Ministério Público do Espírito Santo.
O evento reuniu experiências de instituições públicas e privadas em ações referentes às questões ambientais decorrentes de mudanças climáticas, com a presença de servidores, estudantes e pesquisadores.
A assessora técnica da Coordenação de Sustentabilidade da CNA, Amanda Roza, falou sobre as contribuições do agro brasileiro para o enfrentamento das mudanças climáticas.
Na abertura, Amanda destacou as ações de adaptação e mitigação necessárias diante dos desafios impostos pelas emissões de gases de efeito estufa.
Amanda fez uma contextualização sobre o panorama e os impactos das mudanças climáticas, destacando que o setor agropecuário é o primeiro a sentir os efeitos da variabilidade do clima.
Para ela, é preciso implementar medidas de adaptação para garantir a segurança alimentar, energética e econômica dos produtores rurais, além de ações de mitigação para a segurança climática.
Amanda também abordou a recente aprovação da lei sobre o mercado de carbono, um importante instrumento econômico de política ambiental. "A precificação adequada do carbono é fundamental para avançarmos na busca por soluções sustentáveis e no equilíbrio das emissões", explicou.
A assessora técnica da CNA também comentou sobre o balanço da 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática e as perspectivas para a COP 30, que ocorrerá em 2025 na cidade de Belém (PA), reforçando a importância de uma ação global coordenada frente aos desafios climáticos.
0 comentário
Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (1) e Domingo (2) para todo o Brasil
Início de fevereiro deve ser marcado por calor no Sul e pancadas de chuva no Brasil Central
Transição entre janeiro e fevereiro será marcada por tempestades no Brasil Central
Epagri disponibiliza índice de estresse térmico para evitar perdas na produção de leite decorrentes do calor extremo
Oeste Catarinense deve registrar menos chuva em fevereiro e março
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (30) para todo o Brasil