Inmet prevê acumulado de chuva em torno de 200 mm em sete dias sobre áreas do sul do Paraná e nordeste de Santa Catarina
O Modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorolga mostra chuva uma acumulados de chuva com pelo menos 100 milímetros no período de sete dias para toda a metade sul do estado do Paraná. Fortes chuvas estão previstas também para o estado do Amazonas, Pará, noroeste do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina.
Em municípios mais ao norte do Paraná também deve chover, porém com volumes menores. Para todo o centro-sul do Brasil e o estado de Mato Grosso, o Inmet indica chuvas nesta semana, porém baixo acumulado em algumas áreas.
Sobre a metade sul do Rio Grande do Sul, o acumulado não deve ultrapassar os 50 milímetros de chuvas, com os menos volumes previstos para o sudoeste gaúcho. Em Santa Catarina deve chover mais forte de forma geral, entre 50 e até 100 milímetros nesse período para praticamente todo estado. No norte do Paraná, o acumulado pode chegar até a 80 milímetros, com precipitação menor para municípios mais próximos das divisas com São Paulo e Mato Grosso do Sul.
No sudeste, durante os próximos sete dias, deve chover em todo estado de São Paulo, mas o acumulado não deve ultrapassar os 40 milímetros, com exceção de municípios mais a oeste, próximos de Mato Grosso do Sul, onde as chuvas devem ser um pouco mais fortes. Em Minas Gerais, as chuvas, de até 40 milímetros no período, devem ficar concentradas mais ao sul do estado. Essa precipitação menos volumosa deve chegar também no Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Em Mato Grosso do Sul, chove mais na metade sul do estado, com precipitação total em sete dias de até 60 milímetros, podendo ultrapassar esse número em algumas áreas mais a oeste. Na parte norte a chuvas devem ser mais fracas. No sul de Mato Grosso, o Inmet mostra acumulados de até 50 milímetros. Mais ao centro e na parte norte a precipitação prevista é mais volumosas, podendo chegar a 80 milímetros em alguns municípios.
Em Goiás e Tocantins, chuvas de até 50 milímetros podem ocorrer mais a oeste. Na metade leste de ambos estados a precipitação prevista é menor. Para quase toda região Nordeste deve chover com baixos volume nos próximos sete dias, e nenhuma chuva está prevista para a maior parte da Bahia, do Sergipe, de Alagoas, do Pernambucano e da Paraíba.
Nesta quinta-feira (05), o tempo segue aberto sobre praticamente toda a Região Sul. Chuvas leves estão concentradas sobre parte do Sudeste e em praticamente todo Centro-Oeste, com maiores volumes em Mato Grosso.
Deve voltar a chover com intensidade sobre o Rio Grande do Sul entre sexta-feira (06) e sábado (07). No nordeste gaúcho estão previstos os maiores acumulados, onde a chuva pode superar 100 milímetros em 24h.
A chuva deve avançar sobre Santa Catarina e Paraná entre sábado e domingo (08). A precipitação mais volumosa entre os dois estados está indicada a partir do início da próxima semana, com volumes em 24h acima dos 100 milímetros.
Nos demais estado onde há chuva prevista pelo Inmet, a intensidade não deve ser semelhante. A indicação é de que os volumes em 24h não ultrapasse os 50 milímetros em praticamente nenhum município do Sudeste ou do Centro-Oeste. Volumes um pouco mais intensos podem ocorrer penas em áreas mais isoladas de Mato Grosso e em parte do Amazonas e do Pará, conforme mostra o Modelo Cosmo.
0 comentário
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (8) para todo o Brasil
Episódio de ZCAS traz chuvas para o Centro-Oeste, Sudeste e áreas do Matopiba, segundo o Inmet
Ar polar extremo gela Estados Unidos e Canadá; milhões afetados no centro dos EUA
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (7) para todo o Brasil
Começo de janeiro consolida chuvas no Matopiba
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (6) para todo o Brasil