HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Região Sul tem risco de tempestades nesta quinta-feira; tempo quente e seco segue no Brasil Central

Publicado em 22/08/2024 10:43
Declínio de 3°C a 5°C nas temperaturas deve começar na sexta-feira (23) em estados mais ao sul do país

Logotipo Notícias Agrícolas

Há perigo de tempestades sobre a Região Sul do Brasil entre esta quinta-feira (22) e a sexta-feira (23), de acordo com o que alerta o Instituto Nacional de Meteorologia. Enquanto isso, a onda de calor e a baixa umidade do ar ainda prevalecem sobre áreas do Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste até parte do Paraná.

Entre a quarta-feira (21) e esta quinta-feira, as chuvas estiveram mais intensas sobre a parte Sul do Rio Grande do Sul, com volumes que ficaram em torno de 70 mm em 24h em algumas regiões. A precipitação também esteve presente sobre outras partes do estado, com acumulados de até 50 mm, e ganhará mais intensidade sobre o noroeste gaúcho ao longo do dia, com totais de até 70 mm em 24h.

O Inmet publicou um alerta de perigo para praticamente todo o estado do Rio Grande do Sul, com possibilidade de chuva  entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há também risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Alerta_tempestade_220824
Alerta para perigo de tempestade entre esta
quinta-feira (22) e a sexta-feira (23). Fonte: Inmet

Nesta quinta-feira a chuva deve chegar também para Santa Catarina. A intensidade será maior sobre áreas do sudoeste catarinense, onde os acumulados poderão chegar a 70 mm em 24h e também há o mesmo risco de tempestades do Rio Grande do Sul. A precipitação é menor para áreas mais ao centro e ainda mais fracas no nordeste do estado.

Sobre o Paraná as chuvas devem ser mais fracas e mais concentradas no sudoeste, com volumes de no máximo 20 mm em 24h. Os volumes atingirão números maiores entre a sexta-feira (23) e o sábado (24), entre 20 e 40 mm em 24h, quando chegarão também para São Paulo, onde terão mais intensidade sobre o sul e litoral do estado.

Existe também a previsão de chuvas concentradas sobre parte do nordeste do estado do Amazonas ao longo dos próximos sete dias. Por lá, os acumulados devem ficar entre 20 e 70 mm em 24h. Precipitação menos intensa deve chegar também para o estado de Roraima.

GIF 22-08-2024 10-40-00 sul
Precipitação acumulada em 24h na parte sul do Brasil para os próximos dias. Fonte: Inmet

Tempo quente e seco permanece sobre o Brasil Central

Enquanto chove na Região Sul, até o final desta quinta-feira o Inmet segue com alerta para a onda de calor deste o norte de Santa Catarina, passando por Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, até o sul de Minas Gerais, de Goiás e sul e o oeste de Mato Grosso. Nesses locais, as temperaturas poderão continuar até 5°C acima da média.

Além disse, permanece também o alerta de perigo para baixa umidade do ar desde o norte do Paraná, passando por áreas mais a oeste de São Paulo, Minhas Gerais, Bahia, centro norte de Mato Grosso do Sul, todo estado de Goiás, praticamente todo Mato Grosso, até o sul de Tocantins e do Maranhão. A umidade relativa do ar irá variar nessas regiões entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais.

A intensidade dessa baixa umidade do ar, com valores abaixo de 12% e grande com risco de incêndios e à saúde, deve ser ainda maior para uma faixa que passa pelo noroeste de São Paulo, Triângulo Mineiro, nordeste de Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e sudeste de Mato Grosso.

Alerta_baixaumidade_220824
Alerta de perigo para baixa umidade do ar. Fonte: Inmet

Declínio de temperatura

A partir de sexta-feira (23) deve começar a sentida uma queda brusca de temperatura prevista para Centro-Sul do país. O Inmet alerta para um declínio entre 3°C e 5°C inicialmente para o Rio Grande do Sul, sul, centro e oeste de Santa Catarina, sudoeste do Paraná e oeste de Mato Grosso do Sul.

Durante o final desta semana a onda de calor ainda deve prevalecer sobre uma faixa desde o nordeste do Paraná até o oeste de Mato Grosso. As temperaturas devem cair no Sudeste no início da semana seguinte.

Leia mais:

+ Novo episódio de frio intenso está previsto ainda neste mês para o Sul do Brasil

Alerta_decliniotemperatura_220824
Aviso para o declínio de temperatura na sexta-feira (23). Fonte: Inmet
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Igor Batista
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário