Declínio de temperatura já chega ao Sul do país e deve avançar sobre todo Centro-Oeste e parte do Sudeste
Uma onda de frio já atua sobre os estados da Região Sul do Brasil nesta quinta-feira (08), com temperaturas até 5°C abaixo da média, condição que deve perdurar por mais três até cinco dias, conforme mostra o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Nesta quinta-feira, o frio avança sobre o Mato Gross Sul, sul e sudoeste do Mato Grosso e sul e sudeste de São Paulo, segundo informações do Inmet. O Instituto destaca que não se pode descartar a possibilidade de neve, em pontos isolados das regiões sserranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina entre a sexta-feira (9) e o sábado (10).
O declínio de temperaturas deve atingir o centro-oeste e sul do Mato Grosso, Rondônia, sul de Goiás, demais áreas de São Paulo, centro-sul do Rio de Janeiro e Triângulo Mineir na sexta-feira.
Segundo o Inmet, o frio irá se propagar também para áreas de Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro no sábado e, de forma menos intensa, chega mais ao norte: “o frio avança ainda mais atingindo parte da Região Norte, onde o fenômeno é conhecido como friagem, declinando as temperaturas no Acre, sul do Amazonas e sudoeste do Pará”.
Além disso, no fim do domingo (11), uma outra massa de ar frio trará reforço ao tempo frio no sul do país, mantendo as temperaturas baixas até pelo menos a quarta-feira (14), com ápice de frio e geadas intensas na terça-feira (13).
Geadas de fortes a fracas isoladas podem ocorrer desde Região Sul até Minas Gerais e Mato Grosso do Sul
No domingo, especialmente entre madrugada e amanhecer, a tendência é de geada generalizada em grande parte da Região Sul. Já no centro-leste e sul do Mato Grosso do Sul, boa parte do estado de São Paulo, em parte de Minas Gerais (oeste, Campo das Vertentes e sul/sudoeste) e também na região serrana do Rio de Janeiro, há potencial para geadas, especialmente em áreas de vales ou baixadas de altitude ou planaltos.
O mapa de previsão de geada do Inmet para o dia 11 mostra possibilidade de registros fortes em partes do noroeste do Paraná, divisa do estado com Santa Catarina e áreas do sul catarinense e norte do Rio Grande do Sul.
Há possibilidade de geada moderada em torno dessas localidades, e de forma mais abrangente sobre os estados do Sul. Entre toda a região, centro-sul de Mato Grosso do Sul, praticamente todo estado de São Paulo, com exceção de municípios mais ao norte, e Sul de Minas Gerais, podem ocorror geadas fracas.
“Considerando a intensidade e a propagação continental prevista para o ar frio, será a primeira massa de ar frio, em 2024, que conseguirá avançar sobre todos os estados das Regiões Centro-Oeste e Sudeste do país. A previsão é de formação de geada, de forma gradativa acompanhando a evolução do ar frio e seco, sobretudo em localidades das Regiões Sul, mas também em áreas, mais limitadas, do Centro-Oeste e Sudeste do país”, informou o Inmet. Com a possibilidade de geadas sobre essas localidades, mercados agrícolas têm reagido.
0 comentário
NOAA: La Niña está estabelecido e deve persistir até o trimestre entre fevereiro e abril
Condições de La Niña estão presentes e podem persistir até fevereiro-abril
Previsão do Inmet mostra permanência do tempo seco sobre o Sul do Brasil nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (9) para todo o Brasil
Terremoto de magnitude 5,5 atinge a China perto da nascente do Rio Amarelo
Duas realidades climáticas para o Brasil: Muita chuva no nordeste e veranico no Sul