HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão de chuvas para o Brasil continua concentrada sobre Rio Grande do Sul e região Norte

Publicado em 19/06/2024 09:56 e atualizado em 19/06/2024 12:34
Brasil Central segue com tempo seco e tem alerta do Inmet para baixa umidade do ar

Logotipo Notícias Agrícolas

A previsão de novas chuvas para o território brasileiro, de acordo com o que indica o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), continua concentrada sobre a Região Norte, nos estados do Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá, e, sobretudo, o Rio Grande Grande, onde os volumes previstos são mais elevados.

Entre a terça-feira (18) e esta quarta-feira (19), de acordo com o que apontou a Metsul, uma frente quente provocou chuva volumosa e temporais com raios e granizos sobre o Rio Grande do Sul. Os volumes mais elevados foram registrados em municípios do oeste, centro e sul do estado gaúcho, com marcas entre 100 e 200 milímetros.

Nesta quarta-feira a chuva prossegue e eleva os acumulados no áreas do centro, sul e leste do Rio Grande do Sul. Para grande parte do estado, o Inmet emitiu um alerta de perigo de tempestado, com duração até as 18h desta quinta, para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos, de 60 a 100 km/h, e queda de granizo.

O inmet indica também uma nova rodada de chuvas sobre o Rio Grande do Sul a da próxima segunda-feira (24). As chuvas devem estar concentradas sobre o centro norte gaúcho, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre. Os volumes devem ultrapassar os 60 milímetros no perído de 24h em algumas município.

GIF 19-06-2024 09-52-21
Prognóstico do acumulado de chuvas no período de 24h para a Região Sul do Brasil. Fonte: Inmet

Para a região Norte, estão previstas pancadas de chuvas mais leves no decorrer da semana, sobretudo em áreas mais ao norte de Amazonas, bem como nos estados de Roraima e Amapá. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados. Não há indicação de chuva para Rondônia.

Enquanto isso, todo o Brasil Central, incluindo quase todo o Nordeste, continua com tempo bastante seco e sem previsão de novas chuvas. Há ainda um alerta de perigo para baixa umidade do ar, com variação entre 20% e 12% para a divisa entre os estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás.

TEMPOSECO_190624
Alerta de perigo para baixa umidade do ar. Fonte. Inmet
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Igor Batista
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário