HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

NOAA: Virada para 2024 pode chegar com chuvas acima de 100mm no Matopiba

Publicado em 21/12/2023 10:55 e atualizado em 21/12/2023 11:35
Áreas de instabilidade continuam favorecendo chuvas nas principais regiões produtoras do país

Logotipo Notícias Agrícolas

Depois de um longo período sem chuvas expressivas e já sentido os impactos das altas temperaturas, os modelos meteorológicos continuam prevendo o avanço das chuvas para o centro-norte do Brasil nos próximos dias. 

De acordo com os dados divulgados na manhã desta quinta-feira (21) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) nos próximos sete dias a chuva deve chegar nas principais regiões produtoras do país. Os volumes mais significativos são esperados para Minas Gerais, onde a o acumulado pode chegar a 100mm até o próximo dia 29 de dezembro. 

No período entre 29 de dezembro e 6 de janeiro, a tendência é de chuvas ainda mais intensas avançando para o Matopiba. Neste período, o modelo norte-americano prevê acumulados ultrapassando os 125mm em toda região. Devido às altas temperaturas das últimas semanas as chuvas podem acontecer com certa intensidade e favorecendo ventanias e até queda de granizo em algumas áreas. 

Além do Matopiba, o NOAA também mantém a condição de chuva em áreas do Sudeste e Centro-Oeste do país nos próximos dias. Com volumes significativos, a condição deve levar alívio em áreas de soja que já registram baixas devido ao atraso da estação chuvosa. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA_211223
Fonte: NOAA 

 

Para esta quinta-feira (21), os modelos continuam indicando áreas de instabilidade na região Central do Brasil. "Devido à atuação do VCAN na costa da Bahia e ao fluxo de umidade das Regiões: Norte e Centro-Oeste; além da circulação de ventos que colabora para a formação de muitas nuvens de chuva", afirma a Climatempo. 

De acordo com o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteortologia (Inmet), nas próximas 24 horas são esperadas chuvas de até 50mm em áreas de Goiás e Mato Grosso. Os dois estados também sentem os impactos das irregularidades climáticas. Também há previsão de chuva para Minas Gerais com volumes mais expressivos. 

O modelo indica que os próximos dias serão marcados por chuvas nessas áreas, inclusive com avanço das áreas de instabilide para Espírito Santo e também mostra o avanço das áreas de instabilidade para o Matopiba. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 21-12-2023 11-05-48
Fonte: Inmet 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário