Inmet confirma onda de calor em mais de 10 estados a partir de sexta-feira (15)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou que uma nova onda de calor deve atingir o Brasil nos próximos dias. Em entrevista ao Notícias Agrícolas na última segunda-feira (11) o cenário estava sendo monitorado e agora o Instituto emitiu alerta para temperaturas podendo ultrapassar os 40ºC em pelo menos dez estados.
As chuvas que já apresentavam irregularidade ficam ainda mais escassas nos próximos dias. A massa de ar seco e quente vai ganhar força e as temperaturas mais elevadas são previstas em grande parte do centro-sul do Brasil. Até mesmo o Rio Grande do Sul, que ainda não registrou temperaturas extremas nessas primavera, poderá ter máximas acima de 40ºC no final de semana.
De acordo com os dados divulgados recentemente, as temperaturas começam a subir a partir de sexta-feira (15) em todo o país. "O forte calor também é esperado na área que abrange a maior parte do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil e em áreas regiões Norte e Nordeste, com temperaturas máximas podendo superar 40ºC nos estados de Mato Grosso do SUl, Mato Grosso, interior de São Paulo, Goiás e Bahia", afirma o comunicado.
O alerta laranja é válido até o próximo domingo. Para se caracterizar onda de calor é preciso que as temperaturas continuem elevadas por, pelo menos, quatro dias consecutivos. "A intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno (número de dias consecutivos) e não apenas aos desvios de temperatura absolutos", afirma a publicação.
O Inmet explica ainda que as pancadas de chuva, no entanto, podem ocorrer nos próximos dias devido às altas temperaturas que podem favorecer a formação de nuvens carregadas. "Com o aumento das temperaturas e a presença de umidade ao longo da atmosfera é comum a formação de áreas de instabilidade, que podem provocar temporais isolados, com rajadas de vento acima de 70km/h, granizo e chuva localmente forte, principalmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, condição que começa já nesta quarta-feira (13) e deve se estender até o fim de semana", afima a previsão.
A partir de domingo, a aproximação de uma nova frente fria pode intensificar ainda mais o pico do calor no Sul do Brasil. A influência do vento quente e úmido também vai favorecer os tem,porais em grande parte do Sul do brasil. "Na segunda-feira (18), com o deslocamento da frente fria, aumento de umidade e a virada dos ventos de sul a sudeste, as temperaturas sofrem acentuado declínio, especialmente na região Sul, cessando a onda de calor, e, inclusive, trazendo temperaturas amenas para esta época do ano", complementa.
Veja o mapa de previsão de temperatura nas próximas 93 horas:
GFS
O modelo GFS prevê temperaturas ainda mais elevadas nos próximos dias. Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, as máximas podem chegar a 45ºC na fronteira oeste. Todas as regiões têm previsão de máximas acima de 40ºC na próxima sexta-feira (15).
Ainda no Centro-Oeste, Mato Grosso deve ter máximas entre 35ºC e 43ºC, enquanto Goiás pode ter máxima entre 35ºC e 41ºC. Já no Matopiba, o calor mais intenso é esperado no sul do Tocantins, com máxima entre 40ºC e 41ºC. Bahia, Piauí e Maranhão podem ter temperaturas também se aproximando dos 40ºC.
No Sudeste, as temperaturas mais elevadas são esperadas para São Paulo. O estado também pode registrar máximas acima de 40ºC na sexta-feira.
Veja a previsão de temperatura do modelo GFS:
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil