Climatempo: Frio intenso e chuva volumosa deixam Centro-Sul do Brasil em alerta
As condições do tempo já começaram a mudar no Centro-Sul do Brasil na madrugada desta terça-feira (13). Uma forte frente fria avança pelo país, levando chuva em vários estados e também vai provocar a queda nas temperaturas do sul ao norte do Brasil.
Segundo as informações da Climatempo, a massa de ar frio de origem polar já provocou declínio nas temperaturas do Rio Grande do Sul, que inclusive registrou temperaturas negativas nas últimas horas.
"As temperaturas ficam baixas nas regiões Sul e Centro-Oeste e em parte do Sudeste. No Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas ocorre o que chamamos de friagem, quando o ar frio de origem polar chega ao sul da região Norte", destacou a consultoria.
Para esta terça e quarta-feira (14), a Climatempo prevê temperaturas máximas abaixo dos 13ºC em Santa Catarina, região norte do Rio Grande do Sul, sul do Paraná, sul e oeste do Mato Grosso do Sul. Em São Paulo, nas demais áreas no Mato Grosso do Sul e centro-sul do Mato Grosso, os modelos mostram temperatura máxima na casa dos 18ºC nesta terça-feira.
A tendência é que o frio se intensifique até a quarta-feira e que as temperaturas continuem caindo. Segundo o modelo, norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e até o sul do Mato Grosso não devem registrar temperatura máxima acima de 9ºC.
Já a friagem no sul da região norte do Brasil deve durar até a próxima sexta-feira (16), com as temperaturas sem ultrapassar os 10ºC. "Para a região de Vilhena, no sul de Rondônia, a previsão é de temperaturas entre 8°C e 10°C", prevê a Climatempo. No Centro-Sul do Brasil a tendência é que o frio persista por mais dias.
Veja o mapa de previsão de temperatura máxima nos próximos dias:
Chuva
A passagem da frente fria deixa áreas do Sul do Brasil em alerta também para volumes significativos de chuva nos próximos dias. Em Santa Catarina e em São Paulo, a Defesa Civil emitiu alerta de chuva volumosa podendo causar transtornos como deslizamentos, desabamentos, enchentes e alagamentos. Os volumes de chuva devem ficar entre 100mm e 300mm em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
"Durante a quinta-feira (15) a baixa pressão atmosférica que estará na costa entre São Paulo e Santa Catarina se intensifica e dá origem a um ciclone extratropical entre a costa de Santa Catarina e São Paulo e depois teremos a formação de uma nova frente fria", complementa a Climatempo.
0 comentário
Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (23) e Domingo (24) para todo o Brasil
Chuvas devem voltar ao Matopiba nos próximos 5 dias, mas partes do MS, PR e SP seguem secas
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil