Massa de ar frio ainda tem força e agora derruba as temperaturas no MS e no Sudeste do Brasil
Após a rodada rápida de chuva em alguns pontos do Centro-Sul do Brasil, a massa de ar frio que já derrubou as temperaturas nos três estados do Sul do país, agora também vai provocar o declínio em outros estados.
Segundo as previsões mais recentes da Climatempo, os modelos indicam queda acentuada nas temperaturas no Mato Grosso do Sul e no Sudeste do Brasil. "O excesso de nebulosidade e a chuva estão ajudando a baixar a temperatura, junto com a entrada do ar frio de origem polar", destacou a consultoria nas previsões para o Sudeste.
O modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê as temperaturas mínimas entre 6ºC e 14ºC no Sul do Brasil. O Instituto também mantém a condição para geada com intensidade fraca nas áreas de serra entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do sul do Paraná.
"A massa de ar frio segue atuando em boa parte do Paraná nesta sexta-feira. Temperaturas ficam baixas, com possibilidade de geadas fracas em pontos do sudoeste e do centro-sul do Estado", complementa a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR).
Para o Sudeste do Brasil, o Cosmo indica temperaturas mínimas entre 12ºC e 16ºC em São Paulo e em áreas de Minas Gerais na próxima sexta-feira (12). A mesma condição é prevista para o Centro-Sul do Paraná nas próximas horas. Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias:
Previsão estendida para todo Brasil
De acordo com atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), não há previsão de chuvas significativas para o Brasil nos próximos dias. Apenas áreas do Norte e Nordeste devem receber alguma chuva, mas de forma irregular e com volumes baixos.
Entre os dias 19 e 27 de maio, o NOAA prevê acumulados entre 30mm e 35mm em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O mapa mostra ainda condição de chuvas leves no extremo sul do Mato Grosso do Sul no período, mas mantém a previsão de tempo seco em boa parte do país.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
0 comentário
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
Chuva retorna ao Matopiba com até 100mm em algumas regiões durante a semana