Primeira geada vem aí? Climatempo destaca riscos para o final desta semana no Sul do Brasil
Os próximos dias serão marcados por queda na temperatura e chance da primeira geada do outono de 2023 no Sul do país, de acordo com dados da Climatempo. Com a aproximação do inverno, as atenções dos produtores se voltam agora para as temperaturas e a consultoria destaca que uma intensa massa de ar frio pode derrubas as mínimas até o final desta semana.
"A entrada de uma potente massa de ar polar no Sul do país ao final da semana coloca em atenção para temperaturas baixas e formação de geadas entre os dias 20 e 21 de abril", afirma a publicação.
Segundo o mapa de previsão de geada da Climatempo, o risco está entre baixo e médio em áreas do sul do Paraná na madrugada da próxima sexta-feira, dia 21. Até a região central do estado e em áreas de Santa Catarina, os modelos mostram risco baixo para geadas.
A previsão é que as temperaturas mínimas fiquem entre 3ºC 6ºC entre o norte do Rio Grande do Sul até p Sul do Paraná. "A geada pode ser prejudicial para a agricultura, em cultivares de altitude especialmente para as culturas sensíveis ao frio, como o milho e o feijão, mas para as culturas de inverno que já começam a ser plantadas no Sul do país, este frio não as impacta", complementa a consultoria.
Veja o mapa de previsão de temperatura da Climatempo:
O modelo de previsão de geada do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também sinaliza o risco de geada no Sul do Brasil a partir da próxima quinta-feira, dia 20. Segundo o Sisdagro, os modelos mostram previsão de geada com intensidade fraca.
As previsões do modelo Cosmo do Inmet mostra o avanço da massa de ar frio também para as demais áreas do Centro-Sul do país. O sistema pode provocar queda nas temperaturas no Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, Goiás, São Paulo, sul de Minas Gerais, mas o Inmet não aponta para riscos de geada nessas áreas.
Veja o mapa de previsão de atuação de massa de ar frio nos próximos dias:
CHUVA
Antes da entrada do ar frio, no entanto, o começo da semana será marcado por chuvas no Sul do Brasil. O Inmet, inclusive, emitiu alertas entre amarelo e laranja para chuvas intensas espalhadas pelo Brasil nas próximas 24 horas.
No Paraná, São Paulo e leste do Mato Grosso do Sul há previsão para tempestade e alerta laranja válido até as 10h da próxima terça-feira (18). "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma a publicação.
No norte do Paraná, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Tocantins, faixa central do Maranhão, áreas do Piauí e parte do Nordeste, a previsão é de chuvas intensas neste início de semana.
Segundo o Inmet, a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).
A tendência é que na quarta-feira (19) a chuva ganhe intensidade em áreas do Sudeste, como por exemplo em São Paulo onde o acumulado pode chegar a 70mm no período. A previsão também mostra o avanço de chuvas volumosas em todas as áreas do Mato Grosso do Sul.
Na Bahia, estado onde a situação de seca aumenta os problemas a cada para o produtor, as condições não devem mudar de forma significativa nos próximos dias. O modelo Cosmo até prevê o avanço da umidade para algumas áreas do estado, porém com volumes baixos e a irregularidade da chuva também deve se manter.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil