HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Com exceção do Nordeste, todas as demais regiões do Brasil podem ter chuva nesta 5ª feira

Publicado em 02/03/2023 07:27 e atualizado em 02/03/2023 10:02
Novo sistema começa avançar para o Brasil e deve levar nova rodada de alívio ao Rio Grande do Sul

Logotipo Notícias Agrícolas

A quinta-feira (2) será mais um dia marcado por características típicas do verão em todo o Brasil. As temperaturas elevadas continuam favorecendo a formação de nuvens carregadas pelo país e pancadas de chuva são esperadas em quase todos os estados de produção agrícola no período da tarde. No Nordeste, o vórtice ciclônico segue impedindo o avanço da umidade e o tempo deve permanecer muito seco. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê a permanência da irregularidade das chuvas na região centro-sul do Brasil no mês de março. O cenário mais crítico continua sendo o Rio Grande do Sul que há meses registra chuvas irregulares. 

Para os próximos dias, o modelo Cosmo indica que um novo sistema deve entrar pelo oeste gaúcho, levando alívio em algumas áreas do estado, inclusive com volumes podem ultrapassar os 40mm. A tendência é que apenas o leste do Rio Grande do Sul permaneça com tempo seco durante o final de semana. Até a entrada efetiva do sistema, as chuvas devem acontecer em forma de pancada no estado. 

Ainda no sul do Brasil, os modelos mostram que em Santa Catarina e no Paraná, as chuvas podem acontecer a qualquer hora do dia, apesar da permanência do sol nesta quinta-feira (2). "O sol também aparece pela manhã, mas entre tarde e noite há condições para pancadas de chuva, que podem ser de moderada a forte intensidade, vir com raios e rajadas de vento. Uma baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai, contribui para a formação das nuvens de chuva sobre a região", complementa a Climatempo. 

Para o Sudeste do Brasil, a previsão também é de temperaturas mais elevadas e pancadas de chuva no período da tarde. Além do calor, um cavado meteorológico também favorece as chuvas nessas áreas.  Segundo a Climatempo, a chuva pode vir acompanhada de por descargas elétricas e rajadas de vento na região. 

Os modelos não indicam chuvas expressivas para o Centro-Oeste do Brasil nas próximas 24 horas, mas elas podem ocorrer a qualquer hora do dia também em forma de pancada em todos os estados. " O calor, a umidade, além de um cavado meteorológico no Mato Grosso do Sul e uma baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai, são os responsáveis por espalhar nuvens de chuva sobre a região", explica a consultoria.

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 02-03-2023 07-28-40
Fonte: Inmet 

Previsão estendida

A atualização de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) prevê pelo menos mais 15 dias de tempo seco no Nordeste do Brasil. 

Entre os dias 2 e 10 de março, o NOAA indica chuvas em todas as demais regiões do país, com previsão de precipitação entre 60mm e 80mm em todas as áreas. No sul do Brasil apenas o extremo sul do Rio Grande do Sul não deve chuvas significativas no período. 

No período entre 10 e 18 de março, o modelo norte-americano prevê a permanência das chuvas em todas as regiões do país, com aumento dos volumes entre Santa Catarina e Paraná, chegando a 100mm em alguns pontos e também aumento da precipitação em áreas do Centro-Oeste e Matopiba, com acumulados de 70mm a 100mm no período.

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA_020323
Fonte: NOAA 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário